Com a inflação, a lealdade das marcas cai na América Latina

Apesar de ser um fenômeno global, a inflação é especialmente sentida na América Latina. Tanto que os consumidores perderam 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos. Isso é, no fim de 2022, US$ 100 compravam 30 unidades a menos do que em 2020.

De acordo com o Brand Footprint LATAM 2023, relatório produzido pela Kantar, ess retração levou as pessoas a racionalizar as compras. Em 2022, os latino-americanos visitaram 18% mais canais do que no ano anterior, para aproveitar os melhores preços, e compraram, em média, 93,4 marcas – quase cinco a mais do que em 2021 –, com o objetivo de avaliar o custo-benefício.

Com o aumento nas escolhas de marcas surge a luta pela atenção do consumidor. Nessa batalha, as pequenas e médias empresas mostram seu potencial, abocanhando 71% da região. A Kantar ainda ressalta que o desempenho de tamanho pequeno e médio é melhor, com equilíbrio de 50% de crescimento e 50% de retração, contra 40% e 60%, respectivamente, das marcas de outros tamanhos.

Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) é mais do que nunca a chave para o crescimento na região – especialmente quando a fidelidade diminui. Nesse contexto, as empresas regionais se saíram ligeiramente melhor do que as globais. Enquanto o primeiro grupo aumentou seu CRP em 0,1%, o segundo retraiu em 0,2%.

É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura a quantidade de vezes que uma marca é escolhida no ponto de venda.

Em relação às marcas mais compradas, o Top 5 permanece consistentemente forte, mas estagnado. Entre as empresas mais escolhidas na América Latina, apenas uma está crescendo. Na quarta posição, a Pepsi conseguiu aumentar seu CRP em 2%. O ranking é formado por Coca-Cola (1º colocado e – 4% no CRP), Colgate (2º lugar e -1% no CRP), Bimbo (3ª posição e -7% no CRP) e Grupo Lala (5ª colocação e -2% no CRP).

Os dados acima fazem parte do relatório Brand Footprint LATAM 2023, que analisa as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. O material abrange mais de 5 mil marcas locais e 37 mil globais. Contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

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