Cenário do varejo muda com consumidor adequando sua missão de compra aos canais que escolhe

A Kantar Worldpanel apresentou, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), mudanças no cenário de varejo e comportamento do shopper que afetam atualmente o consumo no país. De acordo com levantamentos, divulgados durante a 51ª Convenção ABRAS, o shopper atualmente compra em sete canais diferentes – em 2013 eram cinco. Com isso, a lealdade cai, e o valor deixado em cada canal é cada vez menor, mesmo entre aqueles que registram crescimento. Em relação à frequência, houve uma redução de 5% nas visitas aos pontos de venda nos últimos cinco anos.

Ainda ampliando seu espaço, mas em taxas menores do que nos anos anteriores, o atacarejo se destaca entre os canais. Em uma análise sobre as missões de compra, o abastecimento é realizado a cada dois meses, em geral no atacarejo ou no supermercado de rede. Já a compra de reposição é efetuada uma vez por mês, especialmente nos hipermercados e supermercados independentes e de vizinhança. A compra de emergência para consumo imediato ocorre de duas a três vezes por mês, principalmente no varejo tradicional e nas farmácias.

Já para comprar produtos para consumo fora de casa (exceto refeições), que cada pessoa realiza em média 6 vezes por mês, são mais procurados o autosserviço, o varejo tradicional e até mesmo o ambulante.

O estudo também mostra que ter na loja um grande sortimento de produtos pode não significar mais vendas. O foco deve ser nos itens que têm mais compradores ou maior lealdade. É isso que garante mais vendas.

Outra conclusão do estudo da Kantar Worldpanel é que promoções podem ser otimizadas, já que os descontos não precisam ser tão grandes. Nas cestas de higiene e limpeza, por exemplo, os 24% e 22% descontados em média atualmente, respectivamente, poderiam estar na faixa de 10 a 20%, o que já traria volume e não impactaria negativamente no faturamento, como é o caso de descontos maiores.

Dados da Kantar Retail/TNS mostram que se o varejista facilitar a compra do primeiro item na lista dos consumidores, o resultado será comprovadamente um ticket total maior. Ele inicia a compra com mais disposição a continuar comprando.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email