Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada

A estabilidade dos preços e as melhores condições econômicas oferecem ao consumidor brasileiro a possibilidade de realizar compras maiores. Prova disso é que, nas ocasiões de abastecimento, o tíquete médio subiu 27% e o volume de unidades cresceu 18%. A comparação é entre o período de janeiro a setembro deste ano e o mesmo intervalo do ano anterior.

Os números fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

Os carrinhos maiores, no entanto, não são exclusividade das missões de abastecimento. Mesmo em ocasiões menores há incremento nas unidades por viagem. É o caso das compras de urgência (+8%), de reposição (+5%) e de proximidade (+1%).

Por outro lado, é válido destacar que as compras maiores fazem a omnicalidade sofrer uma estabilização. O número de canais visitados pelo shopper passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 este ano. Outra consequência do hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os Super Vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período estudado.

A pesquisa ainda mostra que o papel de cada canal é muito claro para o brasileiro, e que seus hábitos de compra são diferentes em cada lugar. Para abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, os Atacarejos, os Super Rede e os Hipermercados. Na urgência, por sua vez, recorrem às Lojas de Departamento, ao Porta a Porta e às Drogarias e Farmácias.

“Atualmente, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade”, aponta Juliana Kohler, Gerente de Atendimento da Kantar.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email