Pesquisa Nielsen aponta que o shopper visita oito canais de compras

Por Cláudia Rivoiro

Durante a programação do Encontro de Valor ABAD 2019, Claudio Czarnobai, diretor de Reinvenção de Produtos da Nielsen, apresentou dados importantes e significativos aos convidados, incluindo a pesquisa Top 35 Categorias em Destaques, publicada na edição 312 da DISTRIBUIÇÃO.

Em sua apresentação, ele destacou que o consumidor brasileiro continua endividado e apenas 28% dos pesquisados dizem acreditar que o Brasil não está mais em recessão. “A queda da taxa Selic não se reflete em taxas rotativas e o brasileiro continua a pagar juros do cheque especial e do cartão de crédito”, observou. Mas, por outro lado, disse que o governo liberou 30 bilhões de reais do FGTS, sendo que em apenas um mês foram pagos 15 bilhões de reais para 37 milhões de pessoas. “O governo também lançou a “Semana do Brasil” para estimular o consumo, no período de 6 a 15 de setembro, o que contabilizou um crescimento nas vendas de 11%, segundo a Cielo. E, por incrível que pareça, a onda de calor também contribuiu para o aumento do consumo em algumas categorias analisadas, mas em geral houve uma desaceleração da cesta Nielsen em comparação com o mesmo período de 2018″, lembrou o diretor.

Claudio Czarnobai, diretor de Reinvenção de Produtos da Nielsen

Entre os acontecimentos que frustraram as expectativas do início do ano destacam-se os impactos na transição política, o atraso na aprovação da Reforma da Previdência, os índices de produção industrial, de serviços e de confiança do consumidor, constantemente revisados negativamente, e a desaceleração global causada pelas trade wars e pela imposição de tarifas à China, maior importadora brasileira.

Ele também revelou que o autosserviço impulsiona o crescimento e consegue obter maior repasse médio dos preços. E o canal vizinhança continua sendo o principal formato de vendas, apesar de ter dificuldade para retomar o crescimento em vendas. As categorias que se destacaram foram as cervejas e os cremes para a pele, que crescem e aproximam o consumidor do acesso ao premium.

O executivo também destacou alguns pontos importantes para entender o comportamento atual do consumidor, como os fatos de o estímulo de propaganda ter aumentado cinco vezes mais, de ter ocorrido 30% mais lançamentos de bens de consumo de giro rápido nos últimos dois anos, de o mercado ficar mais pulverizado, de o shopper passar a visitar oito canais – antes eram três -, de o aumento do número de pedidos no e-commerce em 2018 ter aumentado em 41%, e de a geração Y representar 35% dos consumidores digitais latino americanos.” Podemos concluir que o consumidor está hoje mais consciente, busca mais economia visitando mais canais, permanece um tempo médio de 15 segundos na gôndola e aumenta em 200% suas pesquisas via celular.

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