Pensamento estratégico

Entender as mIMG_5306odalidades do setor atacadista e distribuidor no Brasil, com os canais e as áreas geográficas atendidas, realizando um comparativo com a realidade americana, sem se esquecer das perspectivas para as empresas brasileiras foi o tema da reunião dos alunos com o professor Nelson Barrizzelli, consultor técnico da VTI – Viagem Técnica Internacional, na Universidade do Arizona. “Nos últimos anos, o setor tem se desenvolvido dando respostas as mudanças de mercado. Dar respostas às mudanças de mercado é uma estratégia de reação. Em uma estratégia de reação, podemos reagir de modo certo ou de modo errado. É preciso olhar mais estrategicamente o mercado em que atuam, se antecipando a ele”, disse Barrizzelli.

Durante a reunião, o professor lembrou do trabalho desenvolvido pelo comitê do canal indireto da ABAD, que visa desmembrar as principais modalidades de atacadistas e distribuidoras no Brasil, vislumbrando suas áreas de atuação, além de mapear as necessidades das indústrias que se utilizam deste tipo de trabalho.  “Temos um trabalho, que é o de qualificar o atacado para que ele pense estrategicamente. Depois, o atacado também tem de qualificar o varejista, para que ele conheça o cliente dele, saiba quem é o cliente dele e se este consumidor encontra o produto que busca na loja. Isto é fundamental para a sobrevivência do varejo e para as ações das empresas atacadistas e distribuidoras”, afirmou o professor.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email