A Mtrix acaba de divulgar o estudo Mtrix Market Insights, comparando os números do mercado de Alimentos de 2024 com os do ano de 2023, nos canais Varejo Alimentar e Food Service.
Os números trazem um panorama do mercado Brasil baseado no comportamento de compra de mais de um milhão de pontos de Venda com análises por regiões e por faixa populacional, incluindo a participação percentual de cada recorte no mercado total e KPIs como vendas em receita, volume, preço, total de compradores e ticket médio por PDV.
O canal Varejo Alimentar considerado neste estudo engloba atacado de autosserviço, mercados de todos os portes, lojas de conveniência, além de varejos tradicionais como armazéns, mercearias e empórios. Já o food service considera dados de bares, lanchonetes, padarias, restaurantes, hotéis/motéis e estabelecimentos voltados ao entretenimento.
Varejo alimentar
No canal varejo alimentar, que representa cerca de 84% das vendas, os números de 2024 mostraram crescimento sobre o ano anterior de 8,8% nas vendas em receita e 4,9% nas vendas em volume, com aumento de 3,4% no número total de PDVs (de 359.812 lojas para 371.964). O preço médio teve evolução de 3,8%, enquanto a receita média por PDV cresceu 5,3%. Vale dizer que, no estudo deste canal, todas as regiões trouxeram resultado final positivo, em todos os KPIs analisados.
No recorte por região, o Sudeste concentrou 36% das vendas, com a maior representatividade entre as regiões. Contudo, teve uma pequena redução na participação, que foi de 37,1% em 2023. Apresentou evolução de 5,7% nas vendas em receita, 1,5% nas vendas em volume, 4% no preço médio, 3,9% no número total de PDVs e 1,7% na receita média por PDV.
O Nordeste foi a segunda região com maior peso no estudo, que correspondeu a 25,5% das vendas em 2024, um leve crescimento em relação a 2023, quando respondeu por 25,1% do total. Mostrou elevação de 10,9% nas vendas em receita (um dos melhores resultados entre as regiões), 8,7% nas vendas em volume (o maior crescimento registrado no estudo para esse KPI), 1,9% no preço médio, 2% no número total de PDVs e 8,7% na receita média por PDV.
A região Sul, em 2024, teve participação de 17,7% no total de vendas, frente a 16,9% em 2023. Isso coloca o Sul na terceira colocação em termos de representatividade. Seus resultados foram ampliação de 13,9% nas vendas em receita (o maior crescimento em todo o país), 7,3% nas vendas em volume, 6,1% no preço médio, 3,9% no número total de PDVs e 9,6% na receita média por PDV – também o melhor resultado entre as regiões.
O Centro-Oeste ficou em quarto lugar em termos de representatividade, com participação de 10,2% (contra 10,4% em 2023). Apresentou crescimento de 5,9% nas vendas em receita, porém apenas 0,8% nas vendas em volume (o pior resultado para esse KPI), 5% no preço médio, 3% no número total de PDVs e 2,8% na receita média por PDV.
Já o Norte do país, com participação de 10,6% nas vendas totais em 2024 (10,5% em 2023), a região foi a que mostro o maior aumento percentual no número de PDVs, 5,5%. Outros incrementos foram: 9,9% nas vendas em receita, 6,2% nas vendas em volume, 3,4% no preço médio e 4,2% na receita média por PDV.
Food service
O food service teve peso 12,5% nas vendas totais em 2024, um pouco maior do que o mostrado em 2023, quando foi de 12,2%. Em termos de Brasil, em relação a 2023, o canal apresentou crescimento de 11,4% nas vendas em receita, 3,8% nas vendas em volume, 7,4% no preço médio e 6,8% na receita média por PDV. No período analisado, o número total de PDVs passou de 257.189 para 268.309, um aumento de 4,3%. O Food Service teve resultado positivo em praticamente todos os KPIs estudados, com exceção de uma leve queda de -0,5% nas vendas em volume da região Centro-Oeste.