O GPA apresentou na terça-feira à noite o fechamento do terceiro trimestre do ano. Na análise por formatos, o destaque principal ficou por conta da loja de bairro com a marca Extra Mercado, que apurou aumento de 5,8%. A proximidade, representada principalmente pelas bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, teve elevação de 4,6%. E o canal e-commerce, por sua vez, registrou aumento de 17,2% na receita.
“A aceleração do crescimento das vendas ‘mesmas lojas’, com melhora nos resultados do Pão de Açúcar, manutenção na proximidade, e um destaque para o Extra, que registrou o melhor ‘same store sales’ desde o primeiro trimestre de 2022, com evolução de 5,8%. Esse resultado já reflete o trabalho de revisão da proposta de valor do negócio, com ajustes no sortimento e gestão de categorias, além das remodelagens das lojas que já iniciamos em algumas praças, em linha com a estratégia de replicar o trabalho que já realizamos no Pão de Açúcar”, disse o presidente da companhia, Marcelo Pimentel, no comunicado enviado à imprensa.
Vale destacar que, nos últimos 12 meses, a companhia inaugurou um total de 43 novas lojas. Do total, 41 foram no formato de proximidade (29 do Minuto Pão de Açúcar, 11 do Mini Extra e uma do Pão de Açúcar Fresh. Outras duas unidades abertas foram da bandeira Pão de Açúcar. A varejista destaca que, só no terceiro trimestre de 2024, foram inauguradas 12 lojas e que as unidades abertas desde 2022 geraram R$ 694 milhões de venda incremental.
Extra Mercado
No Extra Mercado, o aumento de vendas mesmas lojas atingiu 5,8%, apresentando o maior crescimento da série histórica iniciada no primeiro trimestre de 2022. Essa expansão é principalmente atribuída ao aumento em volume, com destaque para perecíveis. As categorias de frutas, verduras e legumes (FLV) e mercearia básica tiveram forte aumento do preço médio, influenciadas pela inflação dos principais itens.
No documento oficial de divulgação dos resultados, o GPA destaca que, no segundo trimestre de 2024, foi iniciado um projeto de revisão do sortimento e de gestão de categorias da bandeira.
Dentro desse processo, foi definida a nova proposta de valor da marca Extra Mercado, bem como ocorreu a revisão dos perfis das lojas e foram estabelecidos os papéis de cada categoria em alinhamento a essa nova proposta. “Estamos avançando para concluir essas mudanças até 2024, com as seguintes iniciativas: conversão de 60 lojas (27 concluídas) com nova departamentalização e ajustes nas fachadas; revisão da clusterização de pricing e promoções; e um redirecionamento estratégico do sortimento.
De acordo com o GPA, os resultados, até o momento, são promissores, tanto em margem quanto em vendas, confirmando o potencial de crescimento e melhoria da rentabilidade da bandeira. A nova proposta de valor é posicionar o Extra Mercado como um supermercado mainstream de bairro, com excelência em atendimento e serviços, integrando-se à jornada de reabastecimento dos clientes e fortalecendo as categorias de carnes, aves e padaria, além de manter um foco em uma mercearia básica competitiva.
No formato de proximidade, ao comparar as mesmas lojas, houve um crescimento de 4,6%. As unidades inauguradas a partir de 2022 continuam a contribuir significativamente para esse aumento, apresentando crescimento de dois dígitos nas mesmas lojas, o que ressalta a eficácia dos projetos de expansão dos últimos anos. No terceiro trimestre deste ano, assim como nos anteriores, foi registrado avanço no market share (+1,5 p.p.) em comparação aos supermercados menores (com menos de 1.000 metros quadrados).
Segundo o GPA, o foco da expansão de lojas é o formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Trata-se de uma bandeira que já possui formato maduro, escalável e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e região metropolitana de São Paulo. As lojas, direcionadas ao público mais afluente, estão localizadas em pontos de alta qualidade e apresentam rápida maturação, com uma média de sete meses, além de alta performance. As safras de 2022, 2023 e 2024 superaram as margens das lojas inauguradas anteriormente e apresentam uma rentabilidade média superior à rentabilidade consolidada da companhia.
No terceiro trimestre de 2024, foram abertas 12 unidades do formato de proximidade: sete do Minuto Pão de Açúcar, quatro do Mini Extra e uma do Pão de Açúcar Fresh.
Atualmente, a varejista opera cinco estabelecimentos do Pão de Açúcar Fresh, sendo que a primeira foi inaugurada no final de 2021. “Esses pontos de veda têm apresentado resultados excepcionais, reforçando a nossa confiança na continuidade de novas aberturas desse formato nos próximos anos.”
Com informações da Agência Estado