ANUFOOD Brazil começa hoje, no Distrito Anhembi, em São Paulo

A ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, versão sul-americana da Anuga, foi aberta hoje terça-feira (11) e seguirá até quinta-feira, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Em sua 4ª edição, a mostra reúne lançamentos, novidades e inovação de setores que movimentam a economia no país. São mais de 300 expositores que ocuparão uma área de 12 mil m2, o que representa um aumento de 43% no número de estandes e na área ocupada. Cerca de 30% são de novas empresas que estão ocupando mais nichos do mercado de alimentos e bebidas, especialmente nos últimos dois anos. A expectativa da organização é ultrapassar a marca dos 15 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.

Com uma agenda intensa de atrações, conteúdos e três rodadas de negócios ( ANUFOOD Brazil, Apex-Brasil e FOHB), o evento vai proporcionar uma experiência produtiva para os profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes na cadeia de valor do setor de A&B que visitarão a feira.

“O evento abre o calendário de feiras do segmento no ano, sempre mirando nas novidades e tendências do mercado de alimentos e bebidas. A ANUFOOD é um vetor muito importante, pois possibilita que empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior se encontrem para fazer networking, se atualizem sobre o mercado, participem de experiências com especialistas do mercado e encontrem soluções para os seus negócios. Notamos que, ano após ano, o evento cresce em conteúdo e ajuda a movimentar os negócios de seus participantes. Queremos oferecer aos visitantes a sintonia com as principais tendências globais”, afirma Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, subsidiária brasileira da Koelnmesse GmbH.

Este ano, as empresas estrangeiras estarão distribuídas nos 11 Pavilhões Internacionais da Feira, onde os visitantes poderão conhecer produtos diferenciados e curiosos da Argentina, Alemanha, China, Estados Unidos, Indonésia, Itália, Peru, Tailândia, Turquia, Uruguai e Sri Lanka. “A cada edição, temos recebido mais empresas dos quatro continentes, caso da Tailândia que participa de poucos eventos no Brasil, o que reflete uma tendência mundial de regionalização em eventos B2B presenciais, bem como o enorme potencial de crescimento no comércio entre esses países no setor de alimentos e bebidas”, avalia Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.
Além dos pavilhões internacionais, expositores de 23 países vão ocupar uma parte do Anhembi, ampliando a oferta de produtos e negócios efetivos com os compradores locais. “A Venezuela está vindo pela primeira vez à Feira e os visitantes vão se surpreender com as novidades que estão sendo trazidas pela Grécia”, afirma Polliana.
De acordo com levantamento da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2022 com faturamento de R$ 1,075 trilhão, superando em 16,6% o apurado no ano anterior. No mercado interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões, 14,3% a mais em termos nominais (não deflacionados) que em 2021.

As vendas reais totais (descontada a inflação), considerando mercado interno e exportações, expandiram 3,7%, e a produção física teve um incremento de 2,5%. As exportações cresceram 30% em valor, com faturamento de R$ 304,4 bilhões. A geração de novos postos de trabalho no setor merece destaque: foram 58 mil novos postos, uma expansão de 3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.

Experiências únicas

Nesta edição os visitantes e profissionais do setor terão acesso a novas atrações: 1° Workshop Açougue de Primeira, Boteco Saudável realizado pela ABRASEL, a ação solidária Mesa Brasil Sesc – programa social que contribui para a diminuição do desperdício de alimentos e reduz a condição de insegurança alimentar da população; Cooking Show – espaço compartilhado com marcas expositoras e SENAI/SENAC para apresentação de receitas e cardápios criativos; Vegan Experience by SVB, espaço Startup Zone e Workshop Apex by Peiex.

“A sustentabilidade ambiental também ganhou mais atenção este ano, por meio das parcerias da Koelnmesse Brasil com a Abrarastro e AgroCarbon 360, ou seja, teremos uma feira totalmente neutra em emissão de carbono, e com a SustentaPET, empresa responsável pela coleta de garrafas PET descartadas nas áreas de alimentação”, conta Polliana.

Projetos que foram sucesso na edição de 2022 seguem na programação neste ano, como o 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, em parceria com a Expo Supermercados (dia 12, das 10h às 16h, no Auditório Principal) e as palestras da Embrapa, com conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor de alimentos e bebidas, no 11 de abril, das 15h50 às 17h30, no Auditório Food Trends.

Destaque também para o 4º Congresso ANUFOOD Brazil, organizado pela FGV Europe e GV Agro, que abordará diversos temas relevantes para toda a cadeia de valor do setor, com a participação de especialistas e moderação do ex-Ministro Roberto Rodrigues. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL terá, mais uma vez, um papel de protagonista na feira e realizará, nos dias 11, 12 e 13, no Espaço da Abrasel e BaresSP, o IV Encontro ABRASEL-ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes, com debates e discussões de alta relevância com formadores de opinião do setor.

São mais de 90 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de alimentos e bebidas. A programação completa pode ser conferida no site ou “na palma da mão” com o aplicativo da ANUFOOD Brazil.

Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: de 11 à 13 de abril de 2023
Horário: 10h – 19h
Local: Distrito anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email