Ajustando o olhar para o futuro
Ao encerrar-se mais um ano, é inevitável que todos façamos um balanço de nossas realizações, de pontos positivos e negativos do cenário em que nos encontramos e a partir daí busquemos ajustar nossas expectativas para o ano que se aproxima.
Fazendo o retrospecto de 2023, observamos que a caminhada foi desafiadora, mas com resiliência e atitude, conseguimos superar. Na agenda política a ABAD seguiu atuante, ao lado da UNECS – União Nacional de Entidade do Comércio e Serviços e com o apoio da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, participando de diversos encontros principalmente voltados a levar ao Legislativo a contribuição do setor para enriquecer os debates sobre a reforma tributária. Também buscamos impulsionar projetos de lei que contemplem tópicos considerados prioritários pela ABAD e por suas 27 filiadas estaduais.
Para 2024, nossas perspectivas são positivas, mas sabemos que temos que lidar com mais alguns desafios. No aspecto econômico, temos como principal desafio atender a uma população com a renda em patamares ainda baixos e bastante comprometida com dívidas, o que faz com que indústria e agentes de distribuição precisem ser ainda mais inovadores e criativos para manter o consumo em patamares desejáveis.
Por outro lado, a maioria dos analistas avalia que o crescimento do PIB irá ficar entre 1,4% e 1,7. Também devem ser votadas as leis que regulamentarão a primeira fase da reforma tributária e, com a inflação sob controle, a queda da Selic deve prosseguir em 2024.
Nos preocupa o fato de o presidente da República sinalizar que dificilmente o orçamento alcançará o déficit fiscal zero. O governo federal precisa se empenhar seriamente na busca do equilíbrio fiscal. A reforma administrativa pode ser uma solução para esse impasse.
Internamente, temos trabalhado com foco especial no fortalecimento dos nossos comitês, que visam preparar o setor para não apenas acompanhar, mas de fato liderar mudanças importantes no mercado de distribuição de bens de consumo. Para tanto, damos especial atenção a temas estratégicos como Canal Indireto, Tecnologia e Inovação, Logística e ESG.
Todas essas atividades, somadas aos nossos eventos de relacionamento e a estudos como o Ranking Anual e Categorias em Destaque, em parceria com a NielsenIQ, têm apenas um objetivo: apoiar o desenvolvimento e a modernização do setor, ajudando o empresário atacadista e distribuidor a trilhar o caminho do sucesso.
Por isso, para 2024, reiteramos nosso convite: esteja ao lado da ABAD e vamos, juntos, somar esforços e multiplicar conquistas. Juntos, somos muito mais!
Leonardo Miguel Severini
Presidente da ABAD