Ajustando o olhar para o futuro

Ao encerrar-se mais um ano, é inevitável que todos façamos um balanço de nossas realizações, de pontos positivos e negativos do cenário em que nos encontramos e a partir daí busquemos ajustar nossas expectativas para o ano que se aproxima.

Fazendo o retrospecto de 2023, observamos que a caminhada foi desafiadora, mas com resiliência e atitude, conseguimos superar. Na agenda política a ABAD seguiu atuante, ao lado da UNECS – União Nacional de Entidade do Comércio e Serviços e com o apoio da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, participando de diversos encontros principalmente voltados a levar ao Legislativo a contribuição do setor para enriquecer os debates sobre a reforma tributária. Também buscamos impulsionar projetos de lei que contemplem tópicos considerados prioritários pela ABAD e por suas 27 filiadas estaduais.

Para 2024, nossas perspectivas são positivas, mas sabemos que temos que lidar com mais alguns desafios. No aspecto econômico, temos como principal desafio atender a uma população com a renda em patamares ainda baixos e bastante comprometida com dívidas, o que faz com que indústria e agentes de distribuição precisem ser ainda mais inovadores e criativos para manter o consumo em patamares desejáveis.

Por outro lado, a maioria dos analistas avalia que o crescimento do PIB irá ficar entre 1,4% e 1,7. Também devem ser votadas as leis que regulamentarão a primeira fase da reforma tributária e, com a inflação sob controle, a queda da Selic deve prosseguir em 2024.

Nos preocupa o fato de o presidente da República sinalizar que dificilmente o orçamento alcançará o déficit fiscal zero. O governo federal precisa se empenhar seriamente na busca do equilíbrio fiscal. A reforma administrativa pode ser uma solução para esse impasse.

Internamente, temos trabalhado com foco especial no fortalecimento dos nossos comitês, que visam preparar o setor para não apenas acompanhar, mas de fato liderar mudanças importantes no mercado de distribuição de bens de consumo. Para tanto, damos especial atenção a temas estratégicos como Canal Indireto, Tecnologia e Inovação, Logística e ESG.

Todas essas atividades, somadas aos nossos eventos de relacionamento e a estudos como o Ranking Anual e Categorias em Destaque, em parceria com a NielsenIQ, têm apenas um objetivo: apoiar o desenvolvimento e a modernização do setor, ajudando o empresário atacadista e distribuidor a trilhar o caminho do sucesso.

Por isso, para 2024, reiteramos nosso convite: esteja ao lado da ABAD e vamos, juntos, somar esforços e multiplicar conquistas. Juntos, somos muito mais!

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email