Danone quer estreitar o relacionamento com o setor atacadista distribuidor

Por Adriana Bruno

Um dos grandes players do mercado de lácteos, alimentação, águas e farma no Brasil, a Danone quer estar cada vez mais próxima do canal indireto. Em entrevista exclusiva ao site da Revista Distribuição, Bruno Bellato, diretor de Canal Indireto da Danone reafirma a importância do canal para a companhia “O canal indireto é o grande responsável pelo relacionamento com os distribuidores, fundamentais para que nossos produtos cheguem ao consumidor final. Cabe a ele a responsabilidade de manter e aumentar o relacionamento com nossos varejistas pelo Brasil trabalhando um bom JBP além de aumentar a capilaridade dos nossos produtos distribuindo cada produtos nos pontos de vendas com perfil correto, por isso, aqui na Danone, estamos sempre em busca de possibilidades que permitam gerar um crescimento sustentável, ampliando o volume de vendas e a rentabilidade”, diz.

Para estreitar ainda mais o relacionamento com o canal indireto, a Danone está realizando um Road show pelo Brasil visitando e conhecendo as operações de todos os parceiros. “Nessas visitas, ouvimos quais são as oportunidades que enxergam, vemos as particularidades de cada região, desafios, oportunidades etc. Temos também um programa que busca construir em conjunto com nossos principais parceiros, um crescimento saudável, rentável e sustentável chamado Master” conta.

Segundo ele, o Master Distribuidor é composto por um grupo selecionado de distribuidores que vão além das diretrizes do manual de gestão e são a Danone levando distribuição de qualidade para mercado.  “Para consolidar suas relações e ajudar no sucesso da sua atuação de seus parceiros, a Danone disponibiliza meios para a melhoria do gerenciamento de categorias, como o Portal GC que auxilia o varejista a impulsionar as vendas, por meio de ferramentas táticas e conteúdos estratégicos, oferecendo resultados para as gôndolas e os negócios de forma geral”, comenta Bellato.

A companhia oferece também um programa de capacitação para farmacêuticos e balconistas, que proporciona treinamentos gratuitos para funcionários de farmácia com diferentes perfis.

A importância da capacitação

De acordo com Bellato, as iniciativas desenvolvidas pela Danone visam capacitar os parceiros para que ofereçam uma melhor experiência aos consumidores. “Hoje, com a velocidade que o mercado e o consumidor mudam e a exigência do consumidor por inovações e produtos diferenciados, temos que estar cada vez mais preparados e prontos para poder dar esse diferencial com isso, quanto mais preparados os funcionários estiverem e mais informações, disseminadas de forma clara e objetiva, mais segurança passaremos ao mercado para que o shopper tome sua decisão, aumentando as chances de satisfação e de recompra”, comenta. Ele ainda afirma que a Danone é uma das empresas com a maior capilaridade no segmento de iogurtes e no canal farma e ainda conta que em em águas, a empresa fez uma recém expansão para todo sul e sudeste do Brasil. “A unificação das três áreas de negócios fortalece a atuação da Danone de maneira geral, que tem inovação no seu DNA. Uma oportunidade de transformar os negócios para ser uma empresa mais ágil, inovadora e focada no consumidor, entregando crescimento sustentável e portfolio único”, diz.

No varejo, com a unificação do portfólio, a empresa busca levar um plano de negócios mais robusto para rentabilizar o metro quadrado onde estiver. “Outra frente que será bastante explorada também, será o trabalho de cross categoria com o mesmo público-alvo, com produtos que apresentam interação entre si na cesta do shopper, aumentando o ticket médio, item por cesta e experimentação. No canal farma, pretendemos continuar inovando para que possamos cada vez mais atender essa demanda tão importante da nutrição. Já na hidratação, nosso plano é consolidar essa recém expansão pelo sul e sudeste”, conta Belloto.

O futuro

Crescer e reafirmar a marca são as expectativas para o futuro da companhia, segundo Belloto. Segundo ele, a empresa espera que as vendas da operação no Brasil cresçam entre 5% e 10% e que esse ritmo continue se repetindo até 2025. “Para isso, iremos acelerar novos negócios e continuar efetivando parcerias com varejistas, além de, desenvolver novas categorias, abrir novos canais de venda e ampliar a oferta de serviços. Continuaremos focados na rentabilização do canal de vendas indireto, aproximando, cada vez mais, nossa relação com os shoppers, para que haja um crescimento sustentável de vendas”, reforça.

Sobre os desafios para atender as novas demandas tanto do consumidor quanto do mercado, Belloto afirma que saem na frente as empresas que conseguem melhorar e adaptar suas soluções, atendimento, comunicação, e entendimento da real necessidade do consumidor atual. “Temos um púbico mais exigente, curioso, interativo e precisamos focar para que a experiência desse consumidor seja cada vez melhor, desde o conteúdo digital à compra final”, diz.

Além disso, de acordo com ele, existe uma tendência crescente de busca por produtos saudáveis. “Pesquisas da Euromonitor mostraram que este mercado dobrou em cinco anos. E a pandemia só acelerou este movimento. 54% dos brasileiros afirmam que passaram a comer melhor durante este período e 81% disseram estar em busca de um estilo de vida mais saudável”, conta.

Além desses impactos que refletem a mudança de estilo de vida dos  consumidores, a empresa também tem acompanhado as mudanças de comportamento de compra, onde o online assume um papel protagonista. “Com o grande crescimento e necessidade do comércio online nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, nós reestruturamos as estratégias do nosso canal para nos adaptar à mudança de comportamento do consumidor. Trabalhamos em conjunto com as redes varejistas e aumentamos as vendas na segunda metade do ano de 2020, encerrando o período com o dobro de parceiros e registramos um crescimento de 40%”, comenta.

A Danone também apostou no canal Farma e o resultado tem sido bastante positivo. “Nossos produtos já correspondem a parte significativa das vendas online de alguns grandes nomes de farmácia. Entre as ações que contribuíram para este resultado está, por exemplo, a característica omnichannel de todas as nossas iniciativas, ou seja, adaptando o formato e o modelo de acordo com cada canal, todas as iniciativas, desde os lançamentos de produtos, até as campanhas promocionais em datas comemorativas, contam com um plano multicanal, incluindo, o canal online”, finaliza Belloto.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email