Setor de HPPC cresceu próximo a 10% no primeiro semestre de 2022

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou crescimento próximo de 10% nas vendas ex-factory no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. O dado foi apurado no Painel Dados de Mercado da ABIHPEC – ferramenta exclusiva e criada pela Associação Brasileira da Industria de HPPC que acompanha o desempenho do mercado em mais de 100 categorias de produtos. A ferramenta é alimentada por suas associadas que juntas representam mais de 80% (participação do mercado em valor de vendas) do mercado de HPPC no Brasil.

A performance do setor é reflexo do desempenho positivo das vendas ex-factory registrado em todos os segmentos que compõem o mercado de HPPC.

Os fatores responsáveis pelo desempenho do setor no semestre são a somatória do retorno cada vez mais sólido dos brasileiros à rotina de compras, aos efeitos da recomposição gradual das margens dos produtos que fazem parte da cesta de cuidados pessoais.

No segmento de Higiene Pessoal, as vendas ex-factory no primeiro semestre tiveram aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o aumento do consumo das categorias de sabonetes e higiene oral, reflexo da intensificação dos hábitos de higiene do brasileiro. O segmento de cosméticos apresentou um crescimento expressivo superior a 10% em vendas ex-factory e com desempenho positivo em todas as categorias de produtos.

O maior destaque foi para a categoria de maquiagem como um todo (isso inclui maquiagem para unhas, boca, rosto, olhos e multifuncional), que cresceu 20% nas vendas ex-factory no período, em comparação ao 1º semestre de 2021. As vendas dessa categoria haviam diminuído com o uso de máscaras de proteção facial, mas o fim da exigência tem feito com que muitos consumidores voltem a realizar compras de reposição de produtos que utilizavam antes da pandemia e impulsionados pelas novidades no mercado.
“Estes resultados positivos chegam em um momento extremamente importante para toda a indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, com a realização da feira in-cosmetics, um grande evento para toda a América Latina. Mostra uma retomada, depois de anos muito desafiadores em consequência da pandemia. Um grande reencontro que possibilita novas conexões entre fornecedores e fabricantes, movimentando negócios internacionalmente. Uma excelente oportunidade também para dar voz à questão das mudanças climáticas, tema de nosso workshop durante o evento, de grande interesse à toda nossa cadeia produtiva”, comenta João Carlos Basílio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email