Produtos de consumo massivo perdem espaço no carrinho do brasileiro

Os produtos de consumo massivo (alimentos embalados, bebidas, produtos de higiene pessoal, medicamentos e outros consumíveis) perderam espaço no carrinho de compras do brasileiro. De acordo com pesquisa da Kantar, a frequência de compras de Fast-Moving Consumer Goods (FMCG) diminuiu 9% entre março e maio deste ano em todas as classes sociais e regiões do país.

Entre os consumidores das classes AB, a queda foi de 3,9% contra 0,7% de aumento nas classes DE. Entre os itens com maior redução de consumo, os destaques são chá pronto (-24%), cera (-22%) e bebida de soja (-14,3%). No entanto, nem todos os produtos de consumo massivo sofreram com essa tendência de queda. O queijo petit suisse, assim como produtos de higiene e de limpeza apresentaram aumento no volume de compra.

A categoria de mercearia doce, por exemplo, ganhou 2% em volume de unidades no ano acumulado. Neste período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando apenas os primeiros cinco meses de 2019, suco pronto e maionese também ganharam espaço. Segundo a pesquisa, os supermercados de conveniência tiveram crescimento de 2,1% no mesmo período.

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