Mescla de variáveis

A experiência e o conhecimento do mercado são fundamentais na hora de se montar uma estratégia de desenvolvimento de uma empresa. Esta foi a conclusão de um estudo de caso, da Harvard Business Publishing, sobre a Natureview Farm, uma pequena fabricante fictícia da área de iogurtes, e desenvolvido pelos alunos brasileiros em sala de aula na Universidade do Arizona, na cidade de Tucson. “Não há uma solução rígida, você tem de mesclar todas as variáveis e opções disponíveis e ver o que é melhor com os elementos específicos dentro deste mercado”, disse Scott Hessell, professor de ciências do Varejo e do Consumo.

O objetivo do exercício era o de entender o mercaIMG_5263do, as implicações financeiras e a decisão de seguir em uma estratégia de desenvolvimento, com entrada em vendas nos supermercados ou na criação de uma linha de produtos para o canal de alimentos naturais existente. Os alunos deveriam responder algumas perguntas até decidirem pelas opções 1, 2 ou 3, analisando as variáveis negativas e positivas de cada uma das alternativas.

As indagações iam desde de que maneira a empresa atingiu o seu nível de sucesso até aquela data, até quais estratégias a empresa deveria seguir, incluindo a receita total, o potencial de lucro, o valor presente e o risco de mercado. “O nome desta empresa é fictício, mas este caso foi baseado em uma empresa chamada Stonyfield. E quando eles se viram nesta decisão, eles analisaram as três opções e optaram pela quarta, ou seja, analisaram todas as variáveis, pegaram um pouco de cada uma e fizeram uma quarta opção, o que deu muito certo para eles”, afirmou Hessell.

 

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