Copom mantém Selic em 6,50% ao ano pela quarta vez seguida

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu nesta quarta-feira (19) manter pela quarta vez seguida a Selic em 6,50% ao ano, seguindo o que esperava a maior parte do mercado financeiro. A expectativa do mercado é que os juros permaneçam estáveis pelo menos até o final do ano.
Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

No comunicado, o Banco Central ressaltou que o cenário atual necessita de uma “política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural”. “Esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora”, destacou a autoridade monetária.

Para o BC, os níveis de inflação se encontram em “níveis apropriados”, mas os principais riscos seguem associados à alta de juros nas maiores economias do mundo, em especial nos Estados Unidos, além das incertezas geradas pela guerra comercial de Donald Trump contra a China.

Analistas avaliam que, apesar do impacto da greve dos caminhoneiros na inflação, houve uma rápida reversão de cenário, o que, junto com o ritmo fraco da atividade econômica, reforça a projeção do mercado de que a Selic deve permanecer nos níveis atuais por mais tempo.

O principal risco visto pelos analistas estava na taxa de câmbio, que segue bastante volátil e chegou a bater a marca de R$ 4,20, sua máxima histórica. Mesmo assim, não há expectativa de que haja um impacto desta disparada nas futuras decisões do Comitê.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email