Cesta de Bebidas é a que mais ganha compradores entre os bens de consumo massivo na América Latina

Um total de 73% das categorias de bens de consumo de massa cresceu em penetração no segundo trimestre de 2023 na América Latina, ou seja, atraiu mais compradores. É o que aponta o levantamento Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar. O estudo acompanha o comportamento do usuário de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

Dentro desse contexto, Bebidas é a que mais ganhou penetração na região. Os latinos compraram 14% mais categorias de bebidas no segundo trimestre deste ano em relação ao de 2022.Trata-se também da cesta vencedora em momentos de consumo na América Latina, modificando os hábitos e se posicionando 24% acima dos níveis da pandemia de COVID-19 em ocasiões de consumo dentro do lar.

Essa popularidade se dá por dois motivos principais. Por um lado, os latino-americanos buscam produtos indulgentes, sendo os refrigerantes os mais escolhidos para satisfazer a necessidade. Por outro, há uma procura cada vez mais intensa por itens saudáveis. Aqui, bebidas de origem vegetal, bem como isotônicos e energéticos, atraem mais compradores com um consumo mais frequente.

O desenvolvimento da categoria de Bebidas também ocorre pela abrangência de diferentes momentos e perfis. Enquanto os sucos são escolhidos pelos consumidores mais velhos e acompanham o almoço ou o jantar, os energéticos são os preferidos dos mais jovens, pois são consumidos entre as refeições e em grandes grupos. Por fim, a Geração X impulsiona o desenvolvimento das bebidas isotônicas, principalmente por aqueles que buscam energia para começar o dia.

Nesse contexto, Brasil é o principal destaque na América Latina, uma vez que 84% das categorias e 59% das marcas de Bebidas cresceram em número de ocasiões no País.

Embora a experimentação seja benéfica para as marcas, é também um reflexo do desafio representado pelos novos hábitos do comprador, que procura constantemente alternativas de consumo. Prova disso é que, nos últimos dois anos, o latino-americano cresceu as compras habituais de bens de consumo massivo em duas categorias e, ao mesmo tempo, aumentou seu repertório em sete marcas.

De acordo com a Kantar, para combater a atual fragmentação de fidelização, é fundamental que as empresas estejam em mais momentos e ocasiões de consumo. Nesse sentido, entender a expectativa dos consumidores nos diferentes canais de compra e oferecer uma boa experiência, assim como investir em inovação são duas ferramentas para alcançar este objetivo.

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