Novos formatos de supermercados caem no gosto dos brasileiros, diz pesquisa

A cesta de produtos perecíveis dos brasileiros já apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2019 de acordo com a pesquisa Consumer Insights, feita pela Kantar. Além destes itens, o estudo também mostra aumento dos canais complementares de compra, como atacarejo e pequeno varejo autosserviço.

No período que compreende os três primeiros meses do ano o aumento foi de 2% no volume de itens perecíveis nas lojas em comparação com os 12 meses anteriores a março. Dos que compraram produtos perecíveis para a casa, os destaques são sorvete, leite fermentado, água mineral e sobremesa pronta. Já os itens perecíveis que são consumidos fora de casa, os principais são biscoitos e bebidas.

A pesquisa da Kantar aponta os formatos de “atacarejo” como a grande novidade para os brasileiros já que este tipo de loja teve crescimento de quase 4% em relação à penetração, o que significa mais de 2 milhões de lares sendo abastecidos por esse tipo de loja. O pequeno varejo autosserviço aparece com aumento de 1,3% na penetração, o que representa 715 mil novos lares optando por esses formatos.

Canais se complementam

De acordo com a Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar, Giovanna Fischer, estes são canais que se complementam de acordo com o momento de cada consumidor. Por outro lado, o estudo revela que a penetração dos supermercados de vizinhança e os hipermercados tiveram queda de 2,2% e 2,1%, respectivamente.

No período entre março deste ano e o mesmo mês do ano passado, a classe DE foi a única a registrar crescimento nos gastos em compras (6,3%) e também nos ítens únicos consumidos em casa (3%). O fator determinante para este resultado é a queda no volume médio de compra de 4,2%. Já em relação à frequência, as famílias brasileiras diminuíram 1% as idas a esses pontos de venda.

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