O Grupo Barcelos acaba de lançar sua mais nova plataforma de chatbot para as vendas B2B no WhatsApp, utilizada no Barcelos Atacado.
Em apenas 15 dias de funcionamento, a inovação faturou quase R$ 200 mil. O retorno incentiva o varejista a enxergar um potencial crescente com o amadurecimento da tecnologia. “Observamos uma aderência boa por parte dos clientes e a expectativa é que ela supere o e-commerce do nosso varejo”, conta Lucas Barcelos, CFO da empresa.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Meta e o Blip, e utiliza a inteligência artificial (IA) para se comunicar com os comércios por meio de um atendente virtual. No caso de dúvidas mais específicas um atendente também físico também fica à disposição.
Segundo a finance digest, 95% das interações entre marcas e consumidores serão feitas por inteligência artificial até 2025.
O objetivo da inovação é acompanhar a evolução da IA e vendas nos meios digitais, e tornar a experiência de compra mais agradável e eficiente. “Hoje atendemos cerca de 3.000 clientes por mês. Essa é uma iniciativa para atender melhor os nossos clientes na parte de distribuição”, fala Barcelos.
Assim, o sortimento disponibilizado conta com mais de 4.000 itens, e a empresa oferece suporte pós-venda, para que o consumidor consiga visualizar o status do pedido e relatar problemas após a entrega – tudo para acelerar o processo.
Com a ferramenta, os comerciantes não vão precisar, por exemplo, esperar o dia do vendedor chegar para fazer o pedido. Isso poderá ser feito diretamente pela plataforma a qualquer momento, independente do dia de visita do vendedor suprindo a sua necessidade no momento.
Na prática, primeiro é preciso dar um oi no número do ChatBot Barcelos Atacado, e logo depois preencher o CNPJ. Em seguida, a tecnologia permite que o comerciante selecione se precisa de ajuda ou se deseja fazer um pedido. Ao clicar na opção de compras, a plataforma leva o comerciante para os itens. Depois de fechar o carrinho, o comerciante é redirecionado para o WhatsApp para finalizar a compra.
Caso o cliente não seja cadastrado no Atacado, é possível também realizar o registro diretamente pela plataforma.
Fonte: SA Varejo