Revista Distribuição traz estudo exclusivo sobre as marcas mais vendidas em cem categorias

A edição de setembro da Revista Distribuição, que já está disponível para leitura AQUI, traz a pesquisa Top Marcas Varejo de Vizinhança, levantamento exclusivo da Scanntech para a publicação que aponta as três marcas mais vendidas de cem categorias, em 12 cestas, no varejo de até nove checkouts nas cinco regiões do Brasil. 

O estudo, que listou mais de 500 marcas representando 363 empresas, compila os índices a partir da observação do tíquete de compra de maio de 2023 a junho de 2024 e traça um panorama em que é possível visualizar tanto marcas nacionais quanto regionais.

Entre as cestas observadas estão bazar, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, construção e ferramentas, limpeza, mercearia, mercearia básica, perecíveis, perfumaria, pet, tabaco e têxtil.

Na visão de Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, a pesquisa tem grande importância para a estratégia do setor. “A realização de uma pesquisa, como a ‘Top Marcas Varejos de Vizinhança’, nos permite estar mais atentos às marcas e produtos que oferecemos ao varejo. É essencial entender que as escolhas dos consumidores não são guiadas apenas pelo preço, mas também pelo valor emocional e pela confiança que determinadas marcas inspiram. Ao identificar essas preferências, pode- mos ajustar nossa oferta de forma mais assertiva, fortalecendo a relação entre atacadistas e distribuidores, varejistas, indústria e, consequentemente, os consumidores finais”, disse.

Ana Paula Mello Correia, diretora da Scanntech para o Canal Indireto, ressaltou que o estudo se traduz em uma leitura censitária. “Conectamos o nosso sistema às frentes de caixa de mais de 40 mil pontos de vendas. Neste estudo, fizemos um recorte para o varejo de até nove checkouts, deixando de fora o atacado de autos- serviço.”

Para Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, a pesquisa é mais um produto de grande valor oferecido pela ABAD aos seus associados. Segundo ele, o estudo não proporciona apenas uma visão clara das marcas mais presentes na preferência dos consumidores, mas também serve como uma ferramenta estratégica para que os associados atacadistas e distribuidores possam otimizar seu mix de produtos. O executivo ainda observa que ao oferecer este tipo de conteúdo, a ABAD reforça seu compromisso em entregar soluções que auxiliam na tomada de decisões fundamentadas. “São essas soluções e outras também importantes que contribuem diretamente para o sucesso e cresci- mento dos negócios no setor.”

O universo lido pela Scanntech no estudo comporta 32.056 lojas, de um a nove checkouts, em todo o território nacional. A base de dados tem representatividade de 65% dos municípios brasileiros. Confira todos os detalhes em https://distribuicao.abad.com.br/revista-digital/materias/unidas-na-preferencia/

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email