Considerado um consumidor emocional, que escolhe produtos e rótulos não somente pelo preço e bolso, mas também por indulgência e empatia, o brasileiro faz as empresas suarem a camisa para adequar o portfólio à preferência nacional. Estudo realizado pela Scanntech, com exclusividade para a DISTRIBUIÇÃO, coloca um ponto de luz nesse caminho.
Batizado de “Top Marcas Varejo de Vizinhança”, apresenta as três marcas mais vendidas em estabelecimentos de um a nove checkouts do canal alimentar, considerando cem categorias de produtos auditadas e elencadas em 12 cestas.
A partir da observação do tíquete de compra (de maio de 2023 a junho de 2024), o levantamento mapeia os três primeiros lugares no cenário nacional e também nas cinco regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Excetuando as marcas próprias do varejo, traça um panorama em que é possível visualizar tanto as marcas nacionais, populares, sendo algumas até mesmo icônicas, quanto às regionais entre as três primeiras posições em diversas categorias. E ainda permite o conhecimento dos rótulos mais requisitados no pequeno varejo considerando desde itens essenciais, como commodities, até produtos para além dos básicos, de maior valor agregado. Estão agrupados em 12 cestas: bazar, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, construção e ferramentas, limpeza, mercearia, mercearia básica, perecíveis, perfumaria, pet, tabaco e têxtil. Os grupos de alimentos e de bebidas são exemplos da variedade de produtos pesquisada. Tem desde feijão, arroz, óleo, café e açúcar até cerveja, vinho, suco, água de coco, refrigerante, azeite, biscoitos recheados, hambúrguer e iogurte. No quadro geral, o levantamento apresenta mais de 500 marcas representando 363 empresas.
FORÇA
Ana Paula Mello Correia, diretora da Scanntech para o Canal Indireto, ressalta que o estudo se traduz numa leitura censitária. “Conectamos o nosso sistema às frentes de caixa de mais de 40 mil pontos de vendas. Neste estudo, fizemos um recorte para o varejo de até nove checkouts, deixando de fora o atacado de autos- serviço”, explicou.
Segundo informou, o estudo revela marcas com força nacional e regional. “Percebo que o Sul tem uma presença mais forte de marcas regionais em diversas categorias, como para espumantes e sucos, enquanto no Nordeste ocorre a mesma situação em categorias específicas, como de café e água de coco, embora há indústrias da região (de grande porte) com marcas de alcance nacional. Mas, no geral, observo o impacto da marca regional em maior escala para os produtos de limpeza, enquanto no alimentar predominam as nacionais”.
Atualmente, a Scanntech lê mais de 763 bilhões de reais de vendas ao consumidor (sell-out) por ano, valores provenientes de mais de 45 mil pontos de vendas e de 12 bilhões de tíquetes, através de informações transmitidas via API, sem expansão ou intervenção humana.
Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, destaca o valor do estudo para o atacado distribuidor.
A realização de uma pesquisa, como a ‘Top Marcas Varejos de Vizinhança’, nos permite estar mais atentos às marcas e produtos que oferecemos ao varejo. É essencial entender que as escolhas dos consumidores não são guiadas apenas pelo preço, mas também pelo valor emocional e pela confiança que determinadas marcas inspiram. Ao identificar essas preferências, pode- mos ajustar nossa oferta de forma mais assertiva, fortalecendo a relação entre atacadistas e distribuidores, varejistas, indústria e, consequentemente, os consumidores finais.
Para Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD, a pesquisa Top Marcas do Varejo de Vizinhança é mais um produto de grande valor oferecido pela ABAD aos seus associados.” O estudo não proporciona apenas uma visão clara das marcas mais presentes na preferência dos consumidores, mas também serve como uma ferramenta estratégica para que os associados atacadistas e distribuidores possam otimizar seu mix de produtos”, destaca. O executivo ainda observa que ao oferecer este tipo de conteúdo, a ABAD reforça seu compromisso em entregar soluções que auxiliam na tomada de decisões fundamentadas.” São essas soluções e outras também importantes que contribuem diretamente para o sucesso e cresci- mento dos negócios no setor.”
RAIO X DO CONSUMIDOR
Já a pesquisa realizada pela McKinsey “O consumidor brasileiro hoje” ajuda a entender os dados apresentados pela Scantech. Considerando sentimentos e hábitos. Identificado como “consumidor zero”, por não ter folga no orçamento é zero leal às marcas, o que abre espaço para as de menor valor. Tanto que 31% dos pesquisados optam por marcas de menor valor. Mas o zero em si traz também boa nova para as lojas físicas, que ganham espaço na jornada de compra, andando lado a lado com o digital.
Pedro Fernandes, sócio da Mckinsey em São Paulo e atuante nos setores de consumo e varejo, destaca que o levantamento aponta o consumidor mais otimista, mas ainda com orçamento apertado. “Em todos os estratos sociais percebemos que os gastos cresceram mais do que a renda disponível. E esse aperto gera comportamento de trade down, como a troca por marcas e canais mais baratos. Quando abre-se por categorias, esse efeito é mais forte em produtos domésticos (citado por 34% dos pesquisados), como alimentos e produtos de limpeza”.
Para Fernandes, marcas que estabelecem uma ligação emocional com o consumidor são mais resilientes ao movimento de trade down, desde que invistam em inovação e mantenham diferencial de qualidade. “Marca que não investe, não inova e não tem conexão emocional com o consumidor, vai perder.”
METODOLOGIA
A pesquisa “Top Marcas Varejo de Vizinhança”, realizada pela Scanntech, apresenta, nesta primeira edição, as três marcas de produtos mais vendidas no canal alimentar de vizinhança do varejo brasileiro, de 100 categorias de produtos. O universo lido pela Scanntech no estudo comporta 32.056 lojas, de um a nove checkouts em todo o território nacional. A base de dados tem representatividade de 65% dos municípios brasileiros. As categorias foram selecionadas por especialistas de mercado com base em sua relevância para o setor, seguindo a estrutura mercadológica da Scanntech e subdivididas em 12 cestas: bazar, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, construção e ferramentas, limpeza, mercearia, mercearia básica, perecíveis, perfumaria, pet, tabaco e têxtil. O levantamento foi realizado a partir do faturamento contabilizado pelos tíquetes de compras dos consumidores registrados entre maio de 2023 e junho de 2024. Os dados são das lojas de vizinhança de todo o país que participam da base de leitura da Scanntech. A partir do faturamento acumulado das marcas, dentro das categorias específicas, elaborou-se a relação, nomeando as três marcas mais adquiridas no país e regionalmente (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). O estudo não contabiliza a comercialização de marcas próprias do varejo.