Solução RUB apresenta case de sucesso da Tenda Atacado

Implantada em 24 lojas e centros de distribuição da Tenda Atacado, a solução RUB trouxe resultados significativos e elevou a rede a um patamar de excelência melhorando o atendimento ao cliente e otimizando o processo de precificação dos produtos.

Entre as necessidades da Tenda Atacado supridas pela solução RUB estão a automatização de suas lojas, o gerenciamento da força de trabalho, o controle da alocação de produtos, a obtenção de informações confiáveis sobre a falta de itens em estoque, que conta com mais de 12 mil produtos, a existência de um método para manter exatas as informações de preços nas prateleiras e terminais, bem como a melhora no atendimento dos mais de um milhão de clientes que passam pelas lojas da rede todo mês.

Após analisar as necessidades da rede, a equipe da GIC Consultoria, empresa criadora e responsável pelo RUB, fez um estudo do chão de loja, mapeando e catalogando todos os produtos e seus endereços. As informações como nome, localização, quantidade e outros detalhes dos produtos foram armazenadas num banco de dados e disponibilizadas através de um equipamento mobile, acionadas à leitura do código de barras por funcionários da loja, que receberam um intensivo e completo treinamento. Assim, ao escanear o código de um produto, hoje é possível saber todas as informações como status da operação e estoque, podendo otimizar a reposição de produtos. A solução também permite aos gerentes monitorar remotamente as atividades de suas equipes nas lojas.

Instalamos a solução RUB em todas as lojas. Ela funciona muito bem e teve um feedback bastante positivo. Ela oferece aos nossos gerentes de loja dados sobre os produtos, incluindo informações sobre estoque e vendas, o que permite a solução rápida de problemas e melhor atendimento ao cliente, além de ser muito fácil de usar”, comentou Fernando Alfano, Diretor de Operações do Grupo Tenda Atacado.

Também é possível para os funcionários tirarem qualquer dúvida do cliente imediatamente e consultar os preços e disponibilidade no estoque. Um dos problemas mais comuns encontrados pelas lojas é a discrepância entre o preço na etiqueta e o publicado no sistema do varejista. Ao ler o código de barras e detectar essa diferença, o equipamento mobile emite um alarme, permitindo a impressão de uma nova etiqueta com o preço exato.

Para atender ainda melhor o cliente, a Tenda Atacado implantou mais uma funcionalidade do RUB que ajuda na extinção de filas e melhora o processo de passagem pelo caixa. Os funcionários podem escanear os produtos antes da registradora no ponto de venda (PDV) e usar os códigos de barras da compra do cliente para criar um cartão de identificação para apresentação no caixa, reduzindo, assim, o tempo de finalização da compra.

A solução RUB também permite chamar a manutenção para limpar algum derramamento ou enviar um aviso para que um funcionário dos bastidores da loja leve um objeto grande demais até o caixa. Outra funcionalidade permite aos supervisores poderem, através do equipamento, se comunicar com os vendedores e fornecer listas de tarefas personalizadas, com as horas de início e término das atividades capturadas automaticamente. Por exemplo: se o gerente detectar, através do RUB, uma queda nas vendas, pode gerar no ato uma tarefa para um funcionário verificar o estoque nas prateleiras.

Foram muitos estudos e pesquisas até conseguirmos desenvolver todas as funcionalidades do RUB, fazer com que elas fossem facilmente implantadas e solucionassem, de fato, as lacunas encontradas nas redes de varejo. Ao percebermos estes resultados reais e recebermos feedbacks tão positivos, nos sentimos encorajados a buscarmos mais soluções que ajudem o varejista e atenda, ainda melhor, o cliente final”, finalizou Irineu Fernandes, presidente da GIC Consultoria.

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