Investir sempre mais

Há algum tempo se fala em transformação digital nos negócios e o setor atacadista distribuidor não ficou fora desse processo. Nos últimos anos, muitos setores da economia precisaram se reinventar, especialmente durante a pandemia que assolou o mundo.

Se investir em tecnologia fazia parte dos planos, essa ação precisou ser acelerada para garantir tanto a competitividade como a própria sobrevivência das empresas, especialmente no varejo e no atacado.

“Observamos que houve maior investimento na gestão de armazenagem, automação de processos e da força de vendas – integrando atendimento ao cliente, planejamento das vendas e controle de estoque ”, comenta Elói Assis, diretor de Distribuição da TOTVS.

Ainda segundo Assis, a pandemia acelerou uma transformação digital no segmento, e trouxe para a frente dos negócios uma necessidade de operar novos canais e territórios digitais. Plataformas como marketplaces, sites próprios B2C e B2B e outros arranjos digitais, muitos deles tendo a indústria como protagonista, estão trazendo novas soluções que o setor precisa rapidamente abraçar e integrar para não perder mercado.

Atualmente, já é possível encontrar soluções tecnológicas para diversas áreas da rotina de atacadistas e distribuidores. Um dos pontos que merecem destaque é o fato de que essas novidades estão sendo constantemente atualizadas a partir do dia a dia de quem utiliza as soluções tecnológicas.

“O usuário final – seja ele o vendedor, o motorista ou o promotor – nunca foi tão empoderado. E os gestores, por sua vez, nunca foram tão criteriosos quando o assunto é a análise dos dados (sobretudo a produtividade)”, comenta Selva Tassara, head de Marketing da Maximatech.

Selva também explica que, por isso, as evoluções tecnológicas acontecem atualmente seja em um campo, dentro de um CD, no interior de um caminhão, ao longo de uma de uma rota ou durante uma venda. “As soluções não nascem mais apenas dentro do escritório ou de uma software house. Ela está cada vez mais orgânica e voltada para a experiência dos usuários”, diz.

Confira essa e outras reportagens completas na edição de setembro da Revista Distribuição. Acesse a DB Digital

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email