10 passos para garantir a redução de custos por meio da tecnologia

por Carlos Eduardo Stefanini Cervelatti, diretor comercial da Finnet

1º Passo: Conscientizar os colaboradores
O pontapé inicial para redução de custos é a conscientização dos colaboradores sobre a importância e necessidade dessa ação, pois há uma resistência natural às mudanças ou receio de posição de trabalho ser substituída por uma nova tecnologia. Uma ação que quebra esse paradigma é a conscientização dos colaboradores de que a melhoria dos processos visa aumentar os resultados da companhia e, consequentemente, tornar-se uma empresa sólida, sustentável e perene, gerando assim maiores oportunidades de ascensão de suas carreiras profissionais.

2º Passo: Conhecer de fato os processos da empresa
Não há o que reduzir sem antes ter a real visibilidade dos processos atuais da empresa. Somente após esse “choque de realidade” pode ser traçado um plano de ação assertivo.  É necessário mapear os processos e diagnosticar o envolvimento de trabalho manual, perdas, tempo desperdiçado, multas por quebra de SLA (Service Level Agreement ou em português Acordo de Nível de Serviço) e outros fatores que impactam no resultado da empresa. 

3º Passo: Buscar o parceiro de TI e implantar soluções tecnológicas que otimizam processos e reduzam custos  
Há 14 anos, a Finnet trabalha com ferramentas e softwares exclusivos com o objetivo de reduzir custos e facilitar todo processo de gestão financeira, de forma inteligente e simples. Com profissionais de alta qualidade, expertise e reconhecimento de mercado, nossos projetos conseguem auxiliar no dia a dia do negócio, que integram sistemas inovadores e seguros para alcançar a otimização de processos e redução de custos de acordo com a necessidade do cliente.

4º Passo: Implementar a conectividade com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores
A conectividade proporciona agilidade, segurança e menos burocracia com toda a cadeia de relacionamento do cliente. É uma ação que facilita a rotina entre stakeholders, aumentado a produtividade.

A conectividade da Finnet é concentrada no trabalho especializado no tráfego de arquivos, com possibilidade de customização como o serviço de conversão de layouts, geração de relatórios e emissões de comprovantes, permitindo que empresas, fornecedores, clientes e colaboradores troquem mensagens ou arquivos padronizados sempre de forma integrada e segura. Além da segurança que o serviço fornece, você ganha em rapidez e reduz custos operacionais na execução de tarefas diárias.

5º Passo: Desenvolvimento de softwares e soluções de acordo com a necessidade do cliente
Visando sempre atender a necessidade do cliente com soluções de qualidade, inovadoras e seguras em cada produto oferecido, a Finnet combina flexibilidade e facilidade. Flexibilidade para apresentar soluções que se adaptem à todos os tipos de empresa, sendo construídas de acordo com seus objetivos e necessidades. A facilidade é focada na experiência do usuário, para sempre entregar soluções de alta-qualidade e aderência ao negócio. Essa integração de inteligências só é possível graças ao know-how adquirido ao longo dos anos e por contar com os melhores especialistas na área.

6º Passo: Terceirizar serviços que não fazem parte do Core Business da Empresa
A Terceirização de Processos Empresariais (BPO – BUSINESS PROCESS OUTSOURCING) é cada vez mais algo comum dentro das organizações. O objetivo é promover uma economia significativa para a empresa e tornar-se uma alavanca para o crescimento em um mercado tão competitivo, onde é necessário se adaptar constantemente. O BPO da Finnet oferece soluções personalizadas e direcionadas à terceirização dos processos automatizados, semi automatizado e manuais, além da possibilidade de terceirizar operações como call center, telemarketing, atendimento, back-office, entre outros. Todos os processos de negócios que normalmente não fazem parte do core business da sua empresa, são resolvidos pela Finnet por meio do Business Process Outsourcing.

7º Passo: Otimizar o gerenciamento financeiro da empresa
Com o objetivo de guiar a sua empresa desde a geração de documentos eletrônicos até a respectiva entrega, gerenciamento de processos e gestão financeira, a Finnet oferece sistemas que são referência no mercado, homologados nas principais instituições financeiras, podendo ser integrados a um ERP. O gerenciamento financeiro da Finnet compreende os produtos financeiros de Pagamentos, Cobrança, arrecadação de contas e conciliação de extratos de diversos bancos.

8º Passo: Gerir a cadeia de fornecedores

É possível também otimizar este processo. A Finnet possui a solução Painel Fornecedor.  A rotina de contas a pagar fica mais rápida, fácil e menos onerosa. Em um único painel, seus fornecedores acessam os status de pagamentos de suas contas, desde a programação da Nota Fiscal até a sua efetivação, além de visualizar os comprovantes e protocolos de pagamentos já realizados. Dessa maneira há o gerenciamento do processo de prestação de contas, de uma forma simples e prática, possibilitando o controle do ciclo de pagamentos, junto ao banco, emissão dos comprovantes de pagamentos e criação de relatórios gerenciais.

9º Passo: Melhorar os resultados no Contas a Receber 
O Portal de Boletos da Finnet é um produto que facilita o processo de cobrança da empresa. Por meio do sistema é possível que os clientes visualizem e imprimam todos os boletos disponíveis para pagamento, antes mesmo do recebimento do boleto físico. Além disso, permite a personalização da cobrança, realizando automaticamente a atualização dos valores, em caso de descontos ou abatimentos e incidência de juros e multa. Dessa maneira é possível visualizar todos os boletos disponíveis e conseguir identificar os que já foram acessados pelos clientes. Além de admitir o envio de boletos por e-mail ou à gráfica para impressão, atendendo a necessidade de cada empresa, e fazer o acompanhamento da carteira de cobrança.

10º Passo: Otimizar o gerenciamento de documentos fiscais
Composto por uma tecnologia inovadora, o GDE Web da Finnet é um produto que faz o gerenciamento de documentos fiscais (NFe, GNRE e MDe), que garantem a segurança em custódia e gestão de documentos eletrônicos, emitidos ou recebidos, permitindo ainda impressão, consulta, download dos documentos e envio de e-mail para os envolvidos nos processos de transportes da empresa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email