Savegnago aposta no atacarejo para crescer 50% até 2025

Com um faturamento em 2021 de R$ 4,3 bilhões, o Savegnago se mantém fiel à estratégia de crescimento no interior do estado e, após compra de algumas lojas da rede Paulistão, planeja sua expansão para os atacarejos. A família Savegnago está há 46 anos desenvolvendo o negócio, com um crescimento que começou na cidade de Sertãozinho e região de Ribeirão Preto e, na última etapa, chegou até a região de Campinas, onde aconteceram as mais recentes inaugurações. Ao todo são 57 lojas em 20 cidades de São Paulo, com previsão de fechar o ano com 60 unidades, todas no interior.

Representando um novo marco na expansão, a empresa comprou no final do ano passado 14 das 28 unidades da rede de supermercados Paulistão, em uma negociação com o Grupo Peralta pelo Shopping Passeio, em São Carlos (SP), que era propriedade da empresa. “Como não temos muita vocação para a atividade de shopping, fizemos uma troca de ativos”, disse o presidente-executivo da rede Savegnago, Chalim Savegnago. Com a compra, iniciaram uma nova fase, com algumas unidades já transformadas na marca e outras como parte do plano de entrada no segmento de atacarejos.

Para iniciar o projeto, cinco mercados do Paulistão serão convertidos para o novo formato, com um investimento de R$ 75 milhões. E, até 2025, o objetivo é ter 15 unidades de atacarejo em funcionamento, considerando o desenvolvimento das lojas desde a compra do terreno. Como resultado, espera-se um crescimento de 50% no faturamento, quando comparado com 2022. Para que a operação funcione, muita coisa precisará mudar, como a diminuição do mix de produtos, de 15 mil itens para 7 mil, redução dos serviços oferecidos em loja e a própria estrutura mais simples. Tudo para que a operação do mercado fique mais barata e essa diferença possa ser sentida pelo consumidor na hora da compra.

A entrada no segmento vem em um bom momento. Motivados pelo aumento dos preços, esses canais se tornam uma opção de economia. Dados da Kantar apontam que em 2021 o atacarejo atingiu 73% dos lares brasileiros, apesar de viver uma retração no volume de compra, com 170kg por ano por pessoa. Olegário Araújo, professor e pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas, explica que esse movimento é natural, justamente para que as redes possam alcançar mais pessoas e ampliem suas possibilidades. “As empresas vão segmentando para atender as diferentes necessidades dos clientes”, disse.

PROXIMIDADE

Nessa mesma busca por diversificação e consumidores, a Savegnago também está de olho na proximidade e na digitalização. A primeira loja no formato de proximidade foi inaugurada em Sertãozinho em março de 2022 e está sendo usada como laboratório para a empresa. Com os mesmos 300m2 da primeira unidade inaugurada em 1976, a Savegnago Prático está em estudo para o crescimento do formato. E mergulhando na transformação digital do varejo de alimentos, em todas as cidades em que atua há venda on-line, mesmo elas não representando muito no faturamento final da empresa.

Fonte IstoÉ Dinheiro

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