Rede Tonin investe em CRM para conhecer o seu cliente

Aprender como os consumidores se comportam nas compras, o que compram e como gostam de comprar foi um desafio para Lilian Tonin, da equipe de Trade Marketing do Tonin. Para ajudar a marca nessa missão, em 2017, o Tonin deu início a uma coleta de informações através de um banco de dados, o conhecido CRM (Customer Relationship Management).

Para fomentá-lo, a Rede Tonin lançou a Campanha Fidelidade Premiada Tonin, que premiou mais de 50 pessoas com carros, motos, viagens e vales-compras. A iniciativa permitiu que o grupo conseguisse captar informações valiosas e construir um banco de dados amplo e sólido de seus clientes.

Em meados de 2018, o Tonin foi para as mídias digitais e fez ofertas segmentadas a públicos específicos, com ótimos descontos. A partir daí, foi montada uma estratégia diferente para alcançar novos clientes, além de fidelizar os já existentes, pois descobriu-se que muitos preferem descontos em vez de prêmios.

Investir no digital é um desafio e tanto, mas é recompensador, pois permite um entendimento melhor do seu público-alvo e quais as melhores estratégias para o seu negócio. E no caso do Tonin, que sempre teve em seu DNA e trabalha próximo de seus clientes, a internet possibilitou um estreitamento dessa relação com as ações realizadas nas redes sociais. Concluindo o que já haviam planejado, a comunicação de 2019 será direcionada para o aplicativo Tonin e o programa Quero Meu Desconto. Agora com novas metas, usando Business Intelligence (BI), e fortalecendo ainda mais o relacionamento com o cliente.

O primeiro atacarejo a fazer estes descontos personalizados com campanhas mais assertivas tem um grande desafio pela frente: a Rede Tonin quer aumentar essa experiência interativa e garantir que seus clientes se sintam como parte da empresa, sendo protagonistas; aumentando assim a proximidade com o consumidor no mundo digital e no PDV, além da mudança da cultura digital de toda a empresa.

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