Páscoa: indústrias esperam ampliar as vendas no período

Por Rúbia Evangelinellis

Em tempos de Páscoa, ocasião em que não apenas encontros familiares são resgatados, mas também na qual o consumidor se vê tolhido por causa de seu bolso apertado, o varejo espera que, apesar disso, as empresas do canal indireto ajudem a garantir melhores resultados de vendas. É a opinião de Fátima Merlin, sócia fundadora da Connect Shopper, que destaca a necessidade de as empresas do setor desempenharem o papel de consultoras de boas práticas, tanto para oferecer um sortimento mais assertivo aos clientes como para incentivar promoções, ofertas de preços, decoração da loja e apresentação de ideias criativas.“É essencial trabalhar o mix adequado, ouvir sobre o que se pode incluir nele, refletir sobre como ampliar os pedidos, o que valorizar e como as ações devem ser executadas no ponto de venda. Também é preciso levar em consideração o fato de que viemos de dois anos não muito favoráveis, por conta das restrições e quedas na frequência de compra. Mesmo assim, de qualquer maneira, as expectativas são positivas.”

Para ela, agora é o momento de as empresas de atacado distribuidor aproveitarem algo que é muito valorizado nos últimos tempos: o sentido de família. É um ponto que deve ser trabalhado dentro da loja, ou seja, pensar não somente nas vendas de chocolate e de ovos, mas também no complemento que ele pode oferecer para o almoço da Páscoa, e para os presenteáveis. “Decorar, vestir a loja para a ocasião. Hoje, há muito material acessível, como adesivos, e é uma boa iniciativa trabalhar a loja de maneira lúdica para chegar ao emocional do cliente.”

Outro ponto muito forte, ainda pensando nesse mundo da família, consiste em investir na entrega de brindes relacionados à data e no atendimento diferenciado, qualificando a equipe e deixando claro objetivos, campanhas e promoções. “O que tenho visto, que agrada ao consumidor, é a personalização do atendimento, como gravar o nome da pessoa no ovo.”

Em relação ao mix, é crucial ficar de olho nas tendências; oferecer, por exemplo, ovos recheados com presentinhos, kits para montagem de cestas e de receitas temáticas.

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