Nielsen e GfK unem operações

NielsenIQ e GfK SE (“GfK”), duas líderes em serviços globais de informação, anunciaram hoje um acordo definitivo por meio do qual as empresas planejam se combinar, criando novas capacidades no mercado consumidor e indústria de medição de varejo. Alimentada por tecnologia de nuvem de última geração, a combinação reunirá dados complementares e ativos de análise para fornecer uma visão abrangente dos gastos do comprador por meio de uma leitura total da loja, permitindo que os clientes antecipem tendências e reajam mais rapidamente às necessidades e expectativas do consumidor. Os termos do acordo não foram revelados.

A posição de liderança da GfK em tecnologia e bens duráveis ​​em 67 países, combinada com a posição de liderança da NielsenIQ na medição de bens de consumo rápido em 90 países, permitirá a expansão nas indústrias tradicionais de clientes das empresas, bem como em novos segmentos de mercado. Com uma base maior de talentos em tecnologia e operações em todo o mundo, a empresa combinada irá inovar e trazer novos produtos ao mercado ainda mais rápido e, em seguida, dimensioná-los para um conjunto mais amplo de mercados e indústrias. Ambas as empresas acreditam firmemente no mérito estratégico desta combinação e procuram expandir ainda mais os negócios tanto geográfica quanto verticalmente.

“No ano passado, a NielsenIQ investiu orgânica e inorganicamente na cobertura mais abrangente, tecnologias avançadas e análises preditivas para permitir que nossos clientes tenham uma compreensão completa de seus consumidores”, disse Jim Peck, presidente executivo e diretor executivo da Nielsen IQ. “A combinação de nossos recursos líderes de mercado nos permitirá acelerar ainda mais a inovação que melhor atende nossa base de clientes expandida e agrega valor significativo a todos os nossos stakeholders. Juntamente com a GfK, temos a oportunidade de influenciar o futuro do varejo global e da medição do consumidor – um que seja rápido, ágil e conectado.”

Por meio da combinação da plataforma Connect baseada em nuvem da NielsenIQ e das tecnologias de medição omnichannel e da plataforma gfknewron lançada recentemente pela GfK, a empresa se tornará uma verdadeira líder em análise. Suas soluções fornecerão uma visão harmonizada, granular e consistente do comportamento de compra do consumidor em todos os canais e categorias, permitindo decisões em tempo real para melhorar o desempenho e impulsionar o crescimento. As duas empresas reunirão uma ampla gama de talentos e conhecimentos, com um histórico comprovado de sucesso em recursos de medição e análise.

“A GfK navegou com sucesso em uma transformação digital para um crescimento lucrativo e sustentável nos últimos anos. Unir forças com a NielsenIQ é agora o próximo passo lógico para nós e apoiará a próxima etapa do desenvolvimento de nossa empresa”, disse Lars Nordmark, CEO interino e diretor financeiro da GfK. “A combinação com a NielsenIQ nos permitirá capacitar nossos clientes a tomar decisões mais inteligentes em suas organizações em uma escala verdadeiramente global e acelerar nossa jornada para o próximo capítulo de inovação. Isso nos permitirá explorar novas e significativas oportunidades de crescimento.”

Propriedade

Com esta transação, a Advent se tornará a acionista majoritária da empresa combinada. A Advent adquiriu a NielsenIQ em uma transação fechada em 2021.

“Vemos um enorme potencial para desenvolver as marcas fortes e plataformas de ponta das duas empresas”, disse Chris Egan, sócio-gerente da Advent. “Dadas as capacidades e recursos da entidade que em breve será combinada, estamos confiantes em nossa capacidade de construir um líder verdadeiramente global em dados de consumo e varejo. Com base em nossa presença global e força operacional, pretendemos ampliar ainda mais os negócios e avançar sua posição em mercados estabelecidos e emergentes.”

Desde a cisão da GfK da NIM em 1984, a NIM tem sido o acionista majoritário da empresa e continuará sendo um dos principais acionistas da nova empresa combinada. Com base na transação, o NIM poderá impulsionar e acelerar ainda mais seu desenvolvimento como um instituto de pesquisa internacional líder.

“GfK e NielsenIQ, dois grandes players em pesquisa de mercado, têm quase 200 anos de experiência combinada. Vemos a combinação de seus pontos fortes complementares como uma oportunidade única, criando novas e empolgantes oportunidades de negócios para ambas as partes. A combinação é, portanto, do melhor interesse de seus funcionários, clientes e parceiros de varejo”, disse Manfred Scheske, presidente da NIM, e continuou: “Como acionista importante da nova empresa, a NIM poderá continuar seu desenvolvimento como um instituto de pesquisa internacional líder, cumprir seu objetivo principal, conforme definido pelos estatutos da associação, e corresponder às ambições de seus fundadores.”

Juntamente com a NIM, a KKR permanecerá investida na empresa combinada como acionista minoritário. A empresa de investimento global tornou a GfK privada ao lado da NIM em 2017 para apoiar a transformação estratégica da GfK e preparar o caminho para o crescimento sustentável. Em estreita colaboração com a equipe de gerenciamento da empresa, NIM e KKR apoiaram a empresa em uma transformação abrangente, concentrando seu portfólio, introduzindo ofertas de análise preditiva de ponta e acelerando seu crescimento orgânico lucrativo.

“A GfK está muito mais forte hoje do que há cinco anos, e os resultados de 2021 são uma prova do esforço e prontidão da GfK para continuar seu caminho para se tornar uma empresa integrada de dados, análises e consultoria que oferece um serviço superior aos seus clientes. Acreditamos firmemente que a união da GfK com a NielsenIQ é uma combinação transformadora que permite à GfK prosseguir em sua trajetória de crescimento e inovação em um ritmo ainda mais rápido”, disse Philipp Freise, sócio e co-diretor de private equity europeu da KKR.

Aprovações

A transação deve ser concluída no final deste ano ou no início do próximo ano, sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento. Até o fechamento, a NielsenIQ e a GfK permanecerão como empresas independentes focadas em suas atuais estratégias e planos de crescimento.

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email