Mercado de HCPC cresce no varejo alimentar
O painel de fechamento do ano Market Insights, elaborado pela Mtrix, traz dados do mercado de Home Care & Personal Care (HCPC) referentes às vendas para os diversos canais do varejo alimentar no ano de 2024, em comparação com 2023, com recortes por regiões e por faixa populacional, destacando os KPIs: vendas em receita, volume, preço, total de compradores e ticket médio por PDV.
O estudo engloba lojas do Varejo Alimentar nos canais: atacado de autosserviço, comércio varejista (bazar, pet shop, ferragens etc.), lojas de conveniência, mercados de 1 a 4 checkouts, mercados de 5 a 9 checkouts, mercados acima de 10 checkouts e varejo tradicional (armazém/mercearia/empório).
Em termos de quantidade de pontos de venda, o número de lojas participantes do painel aumentou em 2% entre 2023 e 2024, passando de 311.197 para 317.399.
Outros números consolidados em âmbito Brasil, todos positivos, foram: crescimento de 5,6% nas vendas em receita, 2,3% nas vendas em volume, 3,2% no preço médio e 3,6% no ticket médio por PDV.
Regiões
O Sudeste mantém a maior participação nas vendas entre as regiões, respondendo por 35,4% do total. A maior parte do KPIs analisados tiveram resultados positivos, com crescimento de 6,2% nas vendas em receita, 6,8% no preço médio, 2,8% no número total de PDVs e 3,4% no preço médio por PDV. Apenas as vendas em volume tiveram leve retração, de -0,6%, praticamente mantendo estabilidade.
O Nordeste surge com o segundo maior peso no estudo, participando com 31,6% das vendas – o que representa crescimento sobre a participação em 2023, de 30,8%. Além disso, apresenta os melhores resultados do painel no crescimento das vendas em receita (8,2%), vendas em volume (7,3%) e preço médio por PDV (7,8%). Também apresentaram avanços o preço médio, 0,8%, e o número total de PDVs, 0,4%.
Com participação de 15%, a região Sul também mostrou bons resultados, apenas com leve redução nas vendas em volume: -0,7%. Nos demais KPIs, o desempenho foi positivo: ampliação de 3,9% nas vendas em receita, 4,6% no preço médio, 2,9% no número total de PDVs e 1% no preço médio por PDV.
O Centro-Oeste contribuiu com 9,6% de participação no estudo, perdendo espaço em relação ao ano de 2023, quando correspondeu a 10,1% do total das vendas. Ainda assim, a única queda registrada foi no preço médio, -0,9%. Os demais indicadores tiverem crescimento: 0,6% nas vendas em receita, 1,5% nas vendas em volume, 0,1% no total de PDVs e 0,5% no ticket médio por PDV.
Por fim, a região Norte, com participação de 8,4%, mostrou diminuição apenas no indicador ticket médio por PDV (-2,6%), o pior resultado do estudo nesse KPI. Os demais tiveram crescimento: 3% nas venda em receita, 0,3% nas vendas em volume, 2,7% no preço médio e 5,8% no número total de PDVs, a maior ampliação registrada no estudo – que talvez ajude a explicar a queda na receita média por PDV.
Faixas populacionais
Todos os indicadores do estudo se mostraram positivos em todas as faixas populacionais analisadas, mas os melhores resultados se concentraram nas cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes (19,2% de representatividade), com 7,7% de crescimento nas vendas em receita, 4,9% nas vendas em volume e 5,8% no ticket médio por PDV. Em termos de preço médio, o desempenho mais significativo foi da faixa populacional acima de 900 mil habitantes (18,4% de representatividade). No indicador total de PDVs, as cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes (respondendo por 25,6% do total de vendas) e entre 500 mil e 900 mil habitantes (7,7% do total) empatam com crescimento de 2,9%. As cidades com até 20 mil habitantes representam 14,5% do total de vendas.