Loja do Assaí recebe robô interativo para compras
Entre os dias 2 a 9 de fevereiro, os) clientes do Assaí Atacadista que se dirigirem à loja na Avenida Aricanduva, em São Paulo (SP), terão a oportunidade de fazer compras enquanto interagem com o robô da Above em ação na unidade. A iniciativa faz parte da parceria entre o Grupo Baston/Above e a rede atacadista para lançar e divulgar a promoção exclusiva Assaí “Acelere sua Sorte com a Baston”, que teve inicio no dia 1 de fevereiro.
A tecnologia, apresentada com exclusividade pela Above, permite que os(as) clientes tenham informações sobre os produtos e amplitude do portfólio da marca – de interagirem com o robô por meio de perguntas e respostas. A novidade, cujos testes começaram nas unidades do Assaí Atacadista no Paraná, chegam à loja na Av. Aricanduva com o intuito de ampliar o trabalho iniciado no Sul.
Como o produto funciona
Por meio de mecanismo de aprendizado de máquina, o robô capta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja e identificar clientes em potencial para interação.
A partir de inteligência artificial, o robô oferece respostas de acordo com os pedidos dos usuários e gera resultados a partir de interações realizadas em sequência. O objetivo é desenvolver um diálogo entre o atendente e o(a) cliente, de maneira a incentivá-lo(a) a conhecer outras áreas e oportunidades da loja. Dessa forma, o projeto visa contribuir com as vendas da loja mediante a melhora de experiência do cliente.
Para a produção, a equipe de desenvolvedores se baseou numa lista de 30 perguntas e respostas. O conjunto de dados ajudou a implementar o mecanismo de aprendizado do robô, que funciona a partir de conversas e do diálogo com o usuário. Assim, as empresas buscam, por meio dessa ação inicial, aumentar a visibilidade do projeto e coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para eventuais chances futuras de novos projetos em conjunto.