O Grupo Dia conclui a venda de 100% de suas operações no Brasil para a MAM Asset Management, pertencente ao Banco Master, após autorização das entidades financeiras do País.
A rede anunciou no dia 31 de maio a venda de seu negócio no Brasil. E, 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas. A venda das lojas teve um preço simbólico de 100 euros.
Após a conclusão da operação, o Grupo Dia estuma uma saída de caixa de 75 milhões de euros e um impacto negativo estimado no valor de 101 milhões de euros.
Deste montante, 39 milhões seriam provenientes ao compromisso de contribuição a fundos, 30 milhões seriam provenientes a pagamentos de dívidas financeiras, 27 milhões de euros provenientes das diferenças de conversão associadas ao Real, e cinco milhões de euros seriam devidos às despesas associadas à operação.
Com isso, a rede deixa o Brasil para se concentrar nos mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento, como Espanha e Argentina onde o grupo alcançou “uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição local de alimentos”.
Fonte: Food Retail