Grupo Carrefour Brasil adota uso de bodycams por fiscais e seguranças

Com investimento de R$ 16 milhões, o Grupo Carrefour implementou o uso de bodycams (câmeras corporais) por fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas que possuem essas funções. Ao todo, 4 mil equipamentos serão utilizados.

A iniciativa visa dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação e reduzir o número de incidentes.

“O Grupo tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte dessa jornada, de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em 3 frentes principais e que se complementam: treinamento, política de consequência e transparência”, afirma o diretor de Transformação do Grupo Carrefour Brasil, Marcelo Tradin.

Os pilares

No pilar de treinamento, além da parte técnica relativa à utilização das câmeras, o foco é em relação aos comportamentos esperados dos colaboradores nas lojas. Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, o Treinamento de Letramento Racial foi aplicado para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil, como esses fatos impactam até hoje o dia a dia de pessoas negras no nosso País e como todos e todas podem ser aliados(as) na causa antirracista.

Na Política de Consequências, o Carrefour Brasil ampliou o rigor no controle e acompanhamento das empresas de segurança terceirizadas que atuam nas áreas externas das lojas, para que estejam alinhadas com a cultura de diversidade, inclusão e respeito.

No pilar de transparência, a companhia tem investido em capacitação e tecnologia, como asbodycams, para se certificar para que seus times estejam atuando de forma mais eficiente e aderente às políticas, protocolos e valores da empresa.

“Acreditamos que essa iniciativa é um avanço importante que o Grupo Carrefour Brasil está levando para o setor varejista brasileiro. Reconhecemos o nosso tamanho e a responsabilidade que temos em propor ações inovadoras que possam conduzir o varejo a um novo patamar. Inclusive no que diz respeito a protocolos de atuação dos funcionários”, destaca Tradin.

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