Dia das Mães acelera vendas no primeiro semestre

A ressaca pascal vai ser mais curta neste ano. Isso porque a data foi comemorada com uma diferença inferior a trinta dias do Dia das Mães, que acontecerá no dia 14 de maio. Esse curto período entre comemorações no calendário comercial tem beneficiado o comerciante que põe uma grande ênfase nas vendas sazonais. Mas engana-se quem segue uma cartilha única para compor mix e ações em sua loja seja qual for a data. Considerado o segundo momento de maior importância em vendas no varejo brasileiro – atrás apenas do Natal –, o Dia das Mães requer uma atenção redobrada nessa composição especial. Com perspectivas de vendas animadoras, a indústria acredita na credibilidade que as mães têm junto aos filhos, na qualidade de seus produtos e no bom desempenho das categorias no ponto de venda. “Temos a expectativa de crescimento de 20% em relação ao mesmo período no ano anterior”, avalia Teodosio Piedrahita, diretor-comercial da Famiglia Zanlorenzi, fabricante de vinhos, sucos e espumantes. Nesta edição, a revista VAREJO DE VIZINHANÇA destaca 11 dicas de exposição, atendimento, mix de produtos e decoração para o varejo alimentar de bairro atender a clientela com qualidade para o Dia das Mães. Confira:

1  Mario Persona, consultor de Marketing no Varejo, destaca duas famílias de produtos para o período. A primeira é composta por itens presenteáveis, como flores, caixas de bombons e chocolates, utensílios para casa, hidratantes corporais, sabonetes especiais e canecas decoradas. E a segunda reúne produtos para os filhos prepararem uma refeição no domingo especial, com molhos prontos, massas, tábuas de frios, vinhos e outros itens para uma cesta de café da manhã.

2 Facilite a vida do cliente que é inseguro ou não sabe o que comprar. A primeira opção consiste em oferecer kits presenteáveis com itens de beleza, alimentos importados ou bebidas finas. Faça combos por faixa de preço e por motivos, facilitando a vida de seus clientes para poder presentear melhor suas mães. Se, mesmo assim, a dúvida sobre a melhor opção persistir, ofereça um vale-presente e tenha a possibilidade de realizar vendas extras quando a mãe for trocar o vale na loja. “Cabe ao comerciante ser criativo e saber como deve promover o que tem para oferecer”, diz Persona.

3  Sabemos que em uma loja de um a quatro caixas, a presença de espaço livre é quase uma utopia. E quando se trata de datas especiais, é necessário adequar o local para valorizar as vendas. Pense no layout da loja a partir da porta de entrada e evite obstáculos e bloqueios visuais. Uma livre circulação permite que os clientes tenham uma visão ampla da loja.

As outras dicas estão disponíveis na versão digital da Revista Varejo de Vizinhança. Clique aqui e confira!

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