DIA aposta com firmeza em marcas próprias

Rubia Evangelinellis

A rede DIA de supermercados reconhece na marca própria um dos pilares estratégicos do seu negócio. Neste ano, o grupo espanhol, que chegou ao Brasil em 2001 já com seu mix na bagagem, deverá lançar cerca de 500 produtos e relançar outros 500, que envolvem mudanças nas embalagens e nas formulações. Em entrevista concedida à revista DISTRIBUIÇÃO, Marcelo Maia, presidente-executivo do DIA Brasil, avalia o segmento, dá detalhes a respeito de como o sistema operacionaliza e aposta na tendência de crescimento, que acompanha a tendência mundial. Além do rótulo DIA, que atua como guarda-chuva no segmento, a rede também é dona das marcas Vital (de produtos saudáveis), Bonté (de beleza e cosmética) e Baby Smile (de cuidados com os bebês).

Qual é a importância da marca própria para os negócios da rede?

O segmento de marca própria é um dos pilares estratégicos do nosso negócio, pois contribui para a fidelização dos clientes, uma vez que eles são vendidos exclusivamente nas nossas lojas, além de democratizar a relação entre qualidade e preço.

Há quanto tempo a empresa trabalha com marca própria?

A rede DIA de supermercados surgiu na Espanha, em 1979, e o primeiro produto de marca própria foi lançado no início da década de 1980 na Europa. No Brasil, os produtos de marca própria fazem parte do portfólio desde a chegada da empresa, em 2001.

Quantas marcas próprias do DIA existem  e qual é estratégia de comercialização? Os produtos de marca própria DIA estão em quase todas as categorias, como uma marca guarda-chuva. Também temos marcas exclusivas, como Vital (de produtos saudáveis), Bonté (de beleza e cosmética) e Baby Smile (de cuidados com os bebês). Temos expertise e experiência para trabalhar essas marcas mais específicas de maneira distinta a fim de nos comunicarmos com  os clientes com maior assertividade e clareza.

Há previsão para ampliar o portfólio e fazer outras mudanças?

Para este ano, vamos lançar cerca de 500 produtos e relançar aproximadamente outros 500, com modificações na formulação e nas embalagens para estarmos alinhados às preferências do consumidor brasileiro.

A procura pelos produtos de marca própria vem aumentando nos últimos anos?

Ao comparar os índices gerais de participação da venda de produtos de marca própria no Brasil (6%) com os apurados nos Estados Unidos (18%) e na Europa (acima de 35%), podemos afirmar que o mercado nacional ainda é dominado pelas grandes marcas. Por outro lado, também constatamos que há um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. É uma tendência mundial e acredito que o mercado brasileiro seguirá essa tendência. Prova disso é o fato de que a procura pelos produtos de marca própria vem aumentando de 8% a 10% nos últimos anos.

Durante esse período de pandemia, houve aumento de vendas dos produtos de marca própria?

Percebemos que ocorreu essa  mudança no comportamento de consumo dos clientes, que adotaram um perfil mais conservador com relação aos gastos. Os consumidores deram preferência a produtos de menor valor agregado, incluindo aqueles do segmento de marca própria. Desde março, a venda dos produtos de marca própria aumentou em dois dígitos percentuais, sendo que a maior procura foi por produtos de higiene e limpeza. Acredito que deverá ocorrer um aumento ainda maior de participação dos produtos de marca própria no volume de negócios em um curto período de tempo.

Qual a participação da marca própria no faturamento?

Hoje, os produtos de marca própria representam 27% do total de vendas da empresa. Nossa meta é chegar ao patamar de 35% a 40% nos próximos dois a três anos.

Qual é a receita que lhes permite trabalhar com outras marcas sem entrar em conflito com os fornecedores?

Acredito que é perfeitamente possível trabalhar com produtos de marca própria e de outras marcas. Não enxergamos a marca própria como concorrente de outras do mercado, mas sim, como mais uma opção para os clientes.

Como a empresa participa do processo de produção?

Temos um time exclusivamente dedicado ao desenvolvimento dos produtos, com foco na qualidade, no relacionamento com o parceiro da indústria e na criação de marcas e embalagens. Essa equipe participa de todo o processo de formação da cadeia de valor do produto, desde a ideia inicial, passando pela composição e formulação, e tecnologia da impressão das embalagens, até o acompanhamento das vendas nas lojas.

Esse conteúdo faz parte da edição de agosto da Revista DISTRIBUIÇÃO. Acesse a DB Digital

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