Coop quer entrar para o mercado de lojas autônomas e vai avançar com cautela no atacarejo

A Coop anunciou no dia (29), em coletiva de imprensa, seus resultados de 2022. A rede teve um crescimento no fornecimento total de 5,7% no ano, alinhado com a evolução do IPCA-IBGE, e um faturamento bruto de R$ 2,8 bilhões, sendo o negócio supermercado responsável por 76,6% do valor e atacarejo, 2,8%.

A lucratividade Ebitda subiu 1,3 ponto percentual e seu o valor absoluto cresceu 58% em relação ao ano anterior, principalmente em função dos ganhos de produtividade implementados. Com esses resultados, os cooperados que realizaram compras em 2022 em um dos negócios Coop terão retorno proporcional das sobras de R$ 12,7 milhões.

Durante o encontro, Pedro Mattos, diretor geral da Coop, revelou que o grupo está estudando formato de proximidade e muito próximo de ter os primeiros pontos de lojas de condomínio. “São formatos que estamos olhando com muito interesse porque ganham espaço no atendimento do consumidor e estão se intensificando”, justificou.

Ao longo do ano passado, a Coop investiu R$ 141,5 milhões em melhorias operacionais e na revitalização de suas unidades. Foi inaugurada a primeira unidade no formato atacarejo, em São José dos Campos (SP) e a empresa considera implantar novos atacarejos, mas não é ainda uma prioridade, já o destaque de seus negócios é o atendimento diferenciado ao consumidor, com um serviço que busca gerar conexão, um posicionamento que não vai ao encontro do formato. Uma das candidatas para a conversão é a unidade de Sorocaba (SP).

Atualmente, a Coop possui 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 73 drogarias.

Fonte: S.A. Varejo

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