Congresso AUTOCOM discute temas urgentes que impactam o varejo brasileiro

Nos dois primeiros dias da Autocom 2022 (5 e 6/04), maior feira de tecnologia para automação do comércio da América Latina, organizada pela AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, acontecerá o Congresso AUTOCOM.

O Congresso é fruto de uma aliança da AFRAC com a Channels’ University, divisão da Direct Channel, organização especializada em capacitação e conteúdo, coordenada por seu fundador Pedro Luiz Roccato.

“Essa edição do Congresso é ainda mais necessária, pois o varejo está em busca de soluções inovadoras capazes de promover a eficiência operacional ao mesmo tempo que oferecem experiências ao consumidor, que está cada vez mais exigente em relação à loja física”, afirma Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da AFRAC.

Esse ano, o congresso será composto de 8 painéis. Entre os temas de destaque estarão o projeto de Simplificação Fiscal Digital, o Metaverso e o Delivery Experience. “O Congresso Autocom se diferencia dos demais, pois traz temas urgentes e importantes com total isenção”, afirma o curador Pedro Luiz Roccato. “Tive total liberdade para criar a grade e convidar as pessoas com base em seus conhecimentos e experiências, o que vai proporcionar um debate de altíssimo nível em todos os painéis.”

Ainda segundo Roccato, essa é a primeira vez que o consumidor está à frente do varejo, exigindo a adoção de novas tecnologias. Ao mesmo tempo, surgem no mercado novidades na área de meios de pagamentos e também novas exigências em relação ao ESG e LGPD. “Por esses motivos, o Congresso será muito útil para os varejistas que desejam não apenas se manter vivos, mas assumir a liderança no mercado em que atuam”.

Outro tema que ganhou muito destaque nos últimos meses é o Metaverso. Ele também estará no centro de um dos painéis, que terá como painelista um especialista no tema, Claudenir Andrade, diretor de Software da AFRAC. “Os estabelecimentos que sobreviveram à pandemia agora vão precisar inovar”, explica. Segundo ele, com o avanço do e-commerce, as lojas físicas estão em pleno processo de reinvenção e demandarão muita tecnologia para oferecer aos consumidores experiências novas, que justifiquem a frequência dos consumidores.

Meios de Pagamento

As novas tecnologias de meios de pagamento também impactam diretamente o dia a dia do varejo e não poderiam estar de fora do congresso. A evolução do sistema bancário no varejo será tema na programação do segundo dia. Entre os temas em discussão estão, por exemplo, o Open Banking e o PIX.

“A integração das tecnologias de automação, meios de pagamento e e-commerce é a chave para o futuro do varejo”, afirma Edgard de Castro, vice-presidente de Relações Institucionais da AFRAC. “É sobre como fazer isso que vamos tratar no Congresso”.

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, estará presente na abertura da feira, que acontece no dia 05 de abril.

Painéis que compõem o Congresso AUTOCOM 2022:

• Tendências: Simplificação Fiscal Digital
• Metaverso
• Como responder às novas mudanças no cenário regulatório: ESG e LGPD
• Respiro Tecnológico num ambiente não linear
• Evolução do Sistema Bancário Brasileiro e seus Impactos no Varejo
• Delivery Experience e Open Delivery
• Ominichannel e Multicanalidade
• O Impacto da Tecnologia na Mudança de Comportamento do ConsumidorX

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email