Cencosud pode fazer oferta pelo Exito, diz jornal colombiano

O conglomerado chileno Cencosud manifestou interesse em apresentar uma oferta para adquirir o Exito, uma rede de supermercados colombiana controlada pelo Grupo Pão de Açúcar.

A informação foi divulgada hoje pelo La República, um dos principais jornais da Colômbia, citando um executivo ligado ao Cencosud que preferiu manter o anonimato.

De acordo com o jornal, o Cencosud sempre demonstrou interesse no Exito e chegou a negociar a compra da rede em duas ocasiões anteriores.

Em 2006, o Cencosud tentou adquirir 25% das ações do Exito da família controladora, porém o negócio acabou não se concretizando. Em 2021, uma nova negociação também não avançou. O interesse do Cencosud surge pouco depois de o empresário colombiano Jaime Gilinski fazer uma oferta de US$ 834 milhões pela participação de 96% do GPA no Exito.

Essa oferta foi rejeitada em um prazo de 24 horas pelo conselho de administração do GPA, que considerou o valor muito baixo. Segundo o La República, Jaime teria aumentado a oferta em US$ 150 milhões, mas o GPA ainda a considerou insatisfatória.

Uma fonte envolvida nas discussões informou ao Brazil Journal que Jaime ainda não aumentou a oferta, mas apenas indicou que pretende fazê-lo. Como o GPA já deu a entender que um cheque de US$ 1 bilhão ainda seria insuficiente, Jaime está atualmente em Abu Dhabi em busca de recursos junto a um fundo soberano para aumentar sua oferta a um nível aceitável para o GPA/Casino.

Conforme o jornal, o Cencosud estaria avaliando uma oferta de US$ 1,2 bilhão e já teria os recursos necessários para isso.

Para o Cencosud, a aquisição do Exito representaria uma oportunidade de melhorar seus resultados na Colômbia, uma vez que a empresa chilena tem enfrentado desempenho fraco no país desde a aquisição das operações locais do Carrefour em 2012.

A receita global do Cencosud é de US$ 16 bilhões, sendo que a Colômbia contribui com aproximadamente 6,2% da receita total e apenas 3,1% do EBITDA consolidado.

O Exito possui mais de 600 lojas, a grande maioria localizada na Colômbia. A empresa registrou receita de R$ 25 bilhões, EBITDA de R$ 2,2 bilhões e margem operacional de 9% nos últimos 12 meses.

Fonte: Brazil Journal

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