Cencosud Brasil tem trimestre marcado por aquisição e remodelações em suas lojas no país

A Cencosud Brasil, grupo ao qual pertencem as redes GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Bretas, Prezunic, SPID e mais recentemente Giga Atacado, fechou o 2T22 com receita líquida consolidada de R$ 2,2 bilhões (R$ 1,8 bilhão no Varejo e R$ 403 milhões no Atacado) com aumento de 7,7% sobre o 2T21.

No período, as vendas mesmas lojas apresentaram um crescimento 6,5% quando comparadas ao 2T21, apesar da pressão inflacionária principalmente na área de alimentos e em menor extensão nas vendas de não alimentos, que também influenciaram a queda do poder de compra, bem como a base de comparação elevada.

O trimestre também foi marcado por um importante evento na história da companhia. Após 10 anos desde a última aquisição, o Giga passou a fazer parte da família Cencosud. A transação foi anunciada em maio de 2022, mas o controle das operações só ocorreu em 1° de julho, adicionando 10 lojas e um Centro de Distribuição ao portfólio das operações da empresa em território nacional e, em especial, a chegada ao mercado de São Paulo, principal da América Latina, com o formato de atacado.

Essa transação influencia diretamente o percentual de vendas da Cencosud Brasil, que passa de 18 para 30% das vendas totais provenientes do formato atacado, segmento que mais cresce no varejo brasileiro. Além disso, a companhia continua realizando migrações de lojas para este formato. Em junho, duas lojas da bandeira GBarbosa foram convertidas para Mercantil Atacado na cidade de Salvador, Bahia, encerrando o trimestre com 38 lojas nesse formato.

Ainda como parte do processo de crescimento, foram abertas 3 novas lojas no trimestre, sendo a bandeira Spid responsável por duas delas, totalizando sete unidades ao final de junho, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

Nossa evolução no Digital continua acelerada, com crescimento da receita líquida de 66,1% no 2° trimestre quando comparado ao mesmo período do ano anterior e penetração nas vendas de 2,5%. Os programas de fidelidade de CRM atingiram patamares robustos de 4,0 milhões de clientes cadastrados, com aumento de 66,2% e uma identificação de 60,1% das vendas ao final de junho.

Para suportar as alavancadas de crescimento da companhia, os investimentos tiveram aumento de 171,7% no trimestre, atingindo R$ 99,5 milhões quando comparado ao 2T21. No acumulado do ano, essa cifra atingiu R$ 142,1 milhões, o que demonstra o forte comprometimento do grupo com suas operações no país.

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