Cencosud aumentará seus investimentos em 16% em 2025
O Cencosud divulgou seus planos de investimentos para este ano. Para 2025, a Companhia projeta receita de USD 17,950 bilhões e um EBITDA ajustado de USD 1,870 bilhão o que representa uma Margem EBITDA de 10,4%, impulsionado por margens de duplo dígito em mercados-chave como Chile, Estados Unidos, Peru e Argentina, assim como melhoras esperadas no desempenho na Colômbia e no Brasil.
Nesse contexto, a empresa anunciou um plano de investimento de USD 610 milhões para 2025, ou seja, um incremento de 16% com relação ao anunciado em 2024 (USD 524 milhões). O plano inclui a abertura de 24 supermercados nos distintos países onde opera, que somam 44.000 m² de área de vendas, destacando 12 novas lojas nos Estados Unidos por meio dos seus supermercados The Fresh Market.
Além disso, contempla uma nova loja Melhoramentos do Lar e a ampliação e remodelação de 7 centros comerciais, ampliando o Gross Leasable Area (GLA, superfície comercial arrendável) em 66.000 m², fortalecendo a proposta comercial e potencializando seu atrativo para maximizar o valor para clientes e investidores.
Durante sua apresentação, Rodrigo Larraín, CEO de Cencosud, enfatizou que a Companhia se dirige a um novo capítulo de uma viagem construída sobre um legado de 60 anos de espírito empreendedor, crescimento, uma profunda paixão pelo cliente e uma grande equipe com mais de 100 mil colaboradores.
No pilar Crescimento e Rentabilidade, destacaram-se o papel das marcas próprias, sua proposta de retail media e o e-commerce como motor de crescimento. Em relação a Experiência e Inovação, importantes melhorias operacionais pretendem aumentar a eficiência e qualidade dos seus produtos e serviços. Sob o pilar Ecosistema Retail, Cencosud busca reforçar suas capacidades globais, maximizando as sinergias entre áreas, incorporando novas fontes de receita e acelerando a inovação e digitalização. Finalmente, em Sustentabilidade, a Companhia busca alinhar seu desempenho aos principais indicadores e padrões globais.