Associação Brasileira de Automação cria ambiente seguro para retomada das atividades

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil criou e implementou um plano personalizado para a retomada de suas atividades presenciais em suas sedes de São Paulo e Brasília com o objetivo de proporcionar a funcionários e visitantes um ambiente seguro. A entidade apostou em diversas mudanças, definindo medidas de segurança para cada detalhe do dia a dia no ambiente, a partir de reforma e adaptação nas instalações. Com uma comunicação integrada e inteligente, também foram criadas sinalizações para orientar funcionários e visitantes presentes no ambiente.

Um dos destaques da reforma é notado logo na chegada do prédio de São Paulo, onde foi instalado o túnel de ozônio para desinfecção. A sinalização direciona a ele visitantes e colaboradores. Na recepção foram posicionados totens de álcool gel e tapetes higienizadores. Além de existir um colaborador dedicado para receber todos os funcionários, medindo a temperatura e realizando um breve questionário – para manter um controle e histórico de cada um. Ainda no térreo, foi adaptado um local exclusivo para receber encomendas, com a disponibilização de luvas e álcool gel. Com isso, todos os pacotes são esterilizados antes de entrar no edifício.

Outra adaptação importante realizada pela entidade foi a reforma do andar destinado a refeições, que se tornou totalmente apropriado e ajustado para esse fim, com mesas adequadas e amplas que respeitam o espaçamento. A recomendação é de que os funcionários levem alimentação própria ou peçam delivery para evitar a saída.

As posições de trabalho nos escritórios foram todas divididas, o local foi reestruturado com placas acrílicas que atendem ao espaço de distanciamento. As reuniões presenciais são evitadas e os aplicativos de reuniões virtuais são prioridade. Assim como a área do café, que foi fragmentada, outros pontos foram acrescentados para distribuir os colaboradores.
Após todas as medidas serem planejadas e executadas, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil contratou uma equipe profissional para esterilizar todos os ambientes com a substância hospitalar Peroxy 4D, a fim de eliminar qualquer tipo de vírus presente no prédio.

A retomada do trabalho será gradual, com cinco fases que vão desde o cumprimento da quarentena até o presencial. As etapas consideram as atividades essenciais, horários em home office e revezamento presencial. Com o ótimo resultado obtido com o trabalho em home office durante o isolamento, esse modelo passa a ser uma rotina.

Antes do retorno, a associação enviou kits para a casa dos colaboradores contendo álcool gel, máscaras, nécessaire e o guia que explica os cinco estágios da retomada. Com objetivo de inteirar seus funcionários, a entidade garantiu que todos soubessem de que maneira aconteceria a volta ao escritório e quais foram as mudanças realizadas na entidade. Com uma comunicação integrada e inteligente em diversos canais, além da distribuição dos guias informativos, foram elaborados comunicados no portal RH, lives e podcast, tudo pensando na melhor forma de instruir seus empregados.

O projeto respeitou rigorosamente todos os procedimentos de saúde, segurança e higiene, seguindo as diretrizes e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal, além das políticas da própria associação. Os procedimentos foram:

• Preparação do edifício – estratégias de limpeza, inspeções pré-retorno, verificação dos sistemas mecânicos e de ventilação e ar-condicionado;

• Preparação da força de trabalho – comunicados aos funcionários, políticas de decisão de quem retorna;

• Controle de acesso e saúde – protocolos de segurança e verificação de saúde, testagem de colaboradores conforme diretrizes adotadas;

• Controle de acesso na recepção dos edifícios, docas e áreas de recebimento, elevadores e políticas de visitantes;

• Elaboração de plano de distanciamento social – redução de pessoas no mesmo ambiente, gestão de horários, padrões de circulação no escritório;

• Redução dos pontos de contato e intensificação da limpeza – política de mesas limpas, planos de refeição, limpeza de áreas comuns e portas dos andares abertas nesse primeiro momento;

• Comunicação com transparência – comunicação integrada e transparente em diversos canais, para reduzir dúvidas no retorno das atividades.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email