Associação Brasileira de Automação cria ambiente seguro para retomada das atividades

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil criou e implementou um plano personalizado para a retomada de suas atividades presenciais em suas sedes de São Paulo e Brasília com o objetivo de proporcionar a funcionários e visitantes um ambiente seguro. A entidade apostou em diversas mudanças, definindo medidas de segurança para cada detalhe do dia a dia no ambiente, a partir de reforma e adaptação nas instalações. Com uma comunicação integrada e inteligente, também foram criadas sinalizações para orientar funcionários e visitantes presentes no ambiente.

Um dos destaques da reforma é notado logo na chegada do prédio de São Paulo, onde foi instalado o túnel de ozônio para desinfecção. A sinalização direciona a ele visitantes e colaboradores. Na recepção foram posicionados totens de álcool gel e tapetes higienizadores. Além de existir um colaborador dedicado para receber todos os funcionários, medindo a temperatura e realizando um breve questionário – para manter um controle e histórico de cada um. Ainda no térreo, foi adaptado um local exclusivo para receber encomendas, com a disponibilização de luvas e álcool gel. Com isso, todos os pacotes são esterilizados antes de entrar no edifício.

Outra adaptação importante realizada pela entidade foi a reforma do andar destinado a refeições, que se tornou totalmente apropriado e ajustado para esse fim, com mesas adequadas e amplas que respeitam o espaçamento. A recomendação é de que os funcionários levem alimentação própria ou peçam delivery para evitar a saída.

As posições de trabalho nos escritórios foram todas divididas, o local foi reestruturado com placas acrílicas que atendem ao espaço de distanciamento. As reuniões presenciais são evitadas e os aplicativos de reuniões virtuais são prioridade. Assim como a área do café, que foi fragmentada, outros pontos foram acrescentados para distribuir os colaboradores.
Após todas as medidas serem planejadas e executadas, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil contratou uma equipe profissional para esterilizar todos os ambientes com a substância hospitalar Peroxy 4D, a fim de eliminar qualquer tipo de vírus presente no prédio.

A retomada do trabalho será gradual, com cinco fases que vão desde o cumprimento da quarentena até o presencial. As etapas consideram as atividades essenciais, horários em home office e revezamento presencial. Com o ótimo resultado obtido com o trabalho em home office durante o isolamento, esse modelo passa a ser uma rotina.

Antes do retorno, a associação enviou kits para a casa dos colaboradores contendo álcool gel, máscaras, nécessaire e o guia que explica os cinco estágios da retomada. Com objetivo de inteirar seus funcionários, a entidade garantiu que todos soubessem de que maneira aconteceria a volta ao escritório e quais foram as mudanças realizadas na entidade. Com uma comunicação integrada e inteligente em diversos canais, além da distribuição dos guias informativos, foram elaborados comunicados no portal RH, lives e podcast, tudo pensando na melhor forma de instruir seus empregados.

O projeto respeitou rigorosamente todos os procedimentos de saúde, segurança e higiene, seguindo as diretrizes e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal, além das políticas da própria associação. Os procedimentos foram:

• Preparação do edifício – estratégias de limpeza, inspeções pré-retorno, verificação dos sistemas mecânicos e de ventilação e ar-condicionado;

• Preparação da força de trabalho – comunicados aos funcionários, políticas de decisão de quem retorna;

• Controle de acesso e saúde – protocolos de segurança e verificação de saúde, testagem de colaboradores conforme diretrizes adotadas;

• Controle de acesso na recepção dos edifícios, docas e áreas de recebimento, elevadores e políticas de visitantes;

• Elaboração de plano de distanciamento social – redução de pessoas no mesmo ambiente, gestão de horários, padrões de circulação no escritório;

• Redução dos pontos de contato e intensificação da limpeza – política de mesas limpas, planos de refeição, limpeza de áreas comuns e portas dos andares abertas nesse primeiro momento;

• Comunicação com transparência – comunicação integrada e transparente em diversos canais, para reduzir dúvidas no retorno das atividades.

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