Assaí abre loja de R$ 18 milhões em Goiânia

No dia 31 de maio acontecerá a inauguração da primeira loja do Assaí Atacadista convertida a partir de um Extra Hiper em Goiânia. A unidade, que fica no bairro Jardim Europa, na região oeste da capital, passou por um processo que envolve ajustes em estrutura, layout, equipamentos, entre outras mudanças necessárias para a adequação à operação do modelo de atacado. Esta será a terceira unidade da rede na cidade e demandou um investimento de R$ 18 milhões. A nova loja conta com mais de 270 vagas de estacionamento e tem 14,5 mil m² de área construída, sendo 4,5 mil m² de área de vendas, onde serão disponibilizados cerca de 7 mil itens. Para esta loja, foram geradas, aproximadamente, 400 vagas de empregos diretos e indiretos.

O bom desempenho das unidades da rede atacadista em Goiânia justifica o investimento do Assaí, além de a cidade ser um importante polo econômico da região do Planalto Central. Também pelo fato de ser considerado um centro estratégico para áreas como indústrias e empresas. “A capital goiana é a segunda cidade mais populosa do Centro-oeste e está entre as capitais brasileiras que mais geram emprego no Brasil. Todas essas características fizeram com que o Assaí olhasse com atenção e cuidado para a região”, comenta Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

 

No processo de conversão da loja do Jardim Europa, a adaptação custou entre 60% e 70% do investimento em uma loja nova, construída do zero. Essa inauguração faz parte do projeto de conversões que o GPA, dono das marcas Extra e Assaí, tem investido desde o ano passado, quando inaugurou duas lojas (uma no Estado de São Paulo e outra no Rio de Janeiro). As conversões decorrem do processo de uma avaliação minuciosa sobre o potencial de cada região com foco no público-alvo da rede Assaí – pequenos e médios comerciantes, utilizadores e transformadores -, somado ao aumento da busca de famílias que procuram economia nas compras de grandes volumes. Variáveis como localização, estrutura das lojas e mercado local também suportam essa decisão. A partir de um portfólio multimarcas operando em todo o país, o GPA avalia continuamente seu parque de lojas, realizando inaugurações e conversões de acordo com o perfil das cidades e as características da economia local, sempre com foco em garantir a melhor experiência de compra para seus clientes. “Acreditamos que as localidades escolhidas, incluindo Goiânia, têm características fundamentais para a instalação da operação do Assaí. Estas regiões já possuem um grande público potencial com pequenos e médios comerciantes, além de uma crescente demanda de consumidores que buscam economia nas compras de grandes volumes”, explica Belmiro.

Além disso, segundo o Presidente do Assaí, o crescimento e expansão do segmento também é reflexo do desejo do consumidor final em economizar nas compras mensais. “O segmento do atacado é uma alternativa porque oferece preços mais competitivos na compra de grandes volumes. Assim, o cliente encontra uma forma de economizar, sem deixar de adquirir produtos de qualidade”, afirma. Outro diferencial é a política de dois preços: dependendo de uma quantidade mínima de determinado produto que o cliente comprar, ele paga o preço de atacado, que está indicado na etiqueta com a sinalização ‘a partir de’.

Sustentabilidade

Uma das propostas do Assaí Atacadista é ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, através da conscientização e contribuição nas práticas sustentáveis. Por isso, a loja conta com tecnologias e padrão de construção que busca a melhor utilização dos recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água.

As ilhas refrigeradas, por exemplo, possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos e promovendo um maior aproveitamento do equipamento, o que reduz o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais e a fachada é de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas. Além disso, a nova unidade de Goiânia possui um programa de coleta de pilhas e baterias. Neste projeto, presente em todas as lojas da rede desde 2011, as unidades coletam e dão a correta destinação para esse tipo de resíduo.

Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas reutilizáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20. Toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas plásticas será revertida para projetos sociais de entidades parceiras.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email