Às vésperas do lançamento do novo iPhone, iOS continua a crescer
A última pesquisa sobre smartphones da Kantar Worldpanel ComTech revela um crescimento ano a ano nas vendas de iOS nos três meses terminados em julho de 2016 na maioria das regiões, incluindo os Estados Unidos, os cinco maiores mercados da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha) e a Austrália. Nos Estados Unidos, o sistema Android apresenta um declínio ano a ano em vendas de 0,6 pontos percentuais, registrando 65%.
“Antes do evento da Apple esta semana e da apresentação dos novos modelos do iPhone, vemos que o Iphone SE trouxe algum sucesso para o iOS, ajudando o sistema a alcançar um crescimento ano a ano em várias regiões”, afirma Lauren Guenveur, Diretora de Consumer Insight da Kantar Worldpanel ComTech. “Nos Estados Unidos, o iOS representa 31,3% das vendas de smartphones nos três meses terminados em julho de 2016, um aumento de 1.2 ponto percentual em relação ao mesmo período um ano atrás.”
“O iPhone 6s continua a ser o dispositivo mais vendido no mercado com um share de 11%, algo que deve continuar com o lançamento do próximo iPhone, com a redução de preço incentivando as pessoas a adquirirem um telefone mais moderno do que seus atuais, mesmo que elas não sintam a necessidade de ter um aparelho “melhor e mais moderno”, acrescenta Guenveur. “Curiosamente, o iPhone 6, que está se aproximando do final do seu ciclo de vida esperado, ainda é o sexto telefone mais vendido nos Estados Unidos, atingindo 4,1% das vendas de smartphone na último período.”
“Na Grã-Bretanha, o iOS obteve um crescimento de 5.2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, resultando em 38% das vendas de smartphones nos três meses encerrados em julho de 2016. Este é o maior crescimento em share desde o período de três meses terminados em setembro de 2015. O Android também apresentou crescimento, com 57,3% das vendas de smartphones, acima dos 54,4% do ano passado”, revela Dominic Sunnebo, Unit Director da Kantar Worldpanel ComTech da Europa. “Nos três meses terminados em junho, embora o iOS tenha voltado a crescer nos cinco maiores mercados europeus, o sistema ainda sofreu ligeiras quedas no share na Itália e na Espanha. No entanto, durante os três meses terminados em julho, o iOS aumentou sua participação em ambos os mercados, para 12,7% e 9,2%, respectivamente. O Android também continuou a aumentar sua presença, enquanto as maiores perdas ano a ano foram experimentadas pelo Windows.”
“Na China urbana, o Android respondeu por 85% das vendas de smarphone nos três meses terminados em julho de 2016, um recorde para o sistema nesta região. O Huawei também continuou a expandir sua participação para 27,6%. Já Xiomi aparece em uma consolidada segunda posição, com 18,5%, seguido pela Apple, em terceiro lugar com 14,3%”, afirma Tamsin Timpson, Strategic Insight Director na Kantar Worldpanel ComTech Asia. “Para Apple e iOS isto representa um contínuo período de declínio que começou nos três meses terminados em fevereiro de 2016. No entanto, 33% da atual base instalada do iOS possui um Iphone 6 ou 6 Plus, representando uma grande oportunidade para o iOS voltar a crescer nos próximos meses com o lançamento do novo Iphone.”