5 dicas para desenvolvimento da inteligência emocional

Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder? Você consegue lidar bem com suas emoções negativas, por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso? As respostas a estas questões dependem do aprimoramento de ações e competências ligadas à inteligência emocional.

“As pessoas devem ser responsáveis pela própria conduta, reconhecer as próprias emoções e os efeitos delas em seu comportamento e desenvolver mais flexibilidade às mudanças, especialmente nesses tempos de transformações e incertezas”, explica Prof. Randes Enes, empresário, coach, consultor de empresas, professor da FGV e autor do livro “Empresa Espiritualmente Dirigida”, lançado em agosto. Mas, como ampliar seu nível de inteligência emocional, especialmente para efetuar a gestão de equipes? O especialista apresenta 5 dicas para que um líder promova o desenvolvimento da sua inteligência emocional:

1- Faça uma autoavaliação realista de suas limitações e pontos fortes. Bons líderes conseguem, até mesmo, demonstrar bom humor em relação a estes pontos. Reconhecem que precisam se aprimorar e são receptivos às críticas construtivas e ao feedback.

2- Fortaleça seu autocontrole, pois os líderes que conseguem dominar suas emoções e impulsos podem canalizar essa energia de maneira produtiva. Esta característica é especialmente valiosa em situações de grande pressão, crises e estresse.

3- Tenha iniciativa para obter mais controle sobre seu destino e criar as oportunidades, ao invés de esperar que apareçam. Os líderes com iniciativa não hesitam em combater burocracias e questionam os limites das regras, quando necessário, para criar mais e melhores possibilidades para o futuro.

4- Inspire as pessoas para criar ressonância da sua postura e atitude junto à equipe e, ao mesmo, tempo estimular o grupo em direção à uma visão ou missão em comum. Líderes inspiradores oferecem um sentido de propósito e de pertencimento estimulante e que vai além da realização das tarefas do dia a dia.

5- Desenvolva habilidades de administração de conflitos para se comunicar com todas as partes, entender as diferenças e expectativas, promovendo uma visão que possa ser endossada por todos. O líder não hesita em fazer o conflito emergir para que possa abordá-lo e redirecionar a energia para uma solução compartilhada e de comprometimento.

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