O resgate da ética

Todos nós estamos assistindo, nos últimos dois anos, aos resultados nefastos de uma gestão estatal que ignorou princípios básicos de governança e quase destruiu os alicerces da economia do País. A crise econômica, por sua vez, foi seguida por uma onda de escândalos de corrupção que ainda faz estragos em partidos, órgãos públicos, políticos e empresas que mantêm contratos com o governo.

Não é difícil compreender a raiz comum que liga as crises econômica e política: a total carência de espírito público e a inaceitável ausência de ética em diversas instâncias dos setores público e privado, que tornam as relações institucionais uma terra sem lei.

A ética é um fundamento básico da organização social e das relações políticas, sociais e comerciais, que não pode ser ignorado sob pena de produzir enormes prejuízos para o conjunto da sociedade, no longo prazo, em nome do benefício imediato de poucos.

Para além da esfera pública, a ética é também indispensável na esfera corporativa e está na base de boas práticas essenciais ao funcionamento equilibrado do mercado, como a instauração de programas de compliance, visando o controle e a adequação das empresas às normas legais, a adoção de políticas de preços condizentes com a realidade do mercado e a lisura da concorrência, a qual evita que o desempenho de empresas concorrentes seja prejudicado por iniciativas viciadas pela leviandade ou pela má fé.

Para a ABAD, uma atuação pautada na ética é essencial para que o Brasil utilize todo o seu potencial e alcance um novo patamar de desenvolvimento. Da mesma maneira, relações comerciais éticas são indispensáveis para regular adequadamente o mercado e criar um ambiente propício ao crescimento e ao empreendedorismo. Por acreditarmos nisso, a 38ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2018 Atibaia, a ser realizada no mês de abril, traz o tema “Bons Políticos e Empresários Ajudando a Construir um Brasil Novo”.

Durante o evento, palestras e debates evidenciarão a conduta leal e transparente, seja nas relações entre empresas e governo, seja no trato comercial entre empresas, e lembrarão que é responsabilidade de todos difundir a ética como um valor a ser defendido e preservado.

Queremos um País melhor e um ambiente de negócios mais sadio. Estamos empenhados e certamente conquistaremos esse objetivo. Porque, juntos, somos mais fortes!

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email