Mobilização contínua

Iniciamos o último trimestre do ano com uma boa notícia: a aprovação do Projeto de Lei 05/21 na CCCJ – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O projeto, que trata da prorrogação dos incentivos fiscais de ICMS para o comércio, alterando a Lei Complementar 160/2017, é de suma importância para os pequenos e médios empresários, que investem e empregam em seus Estados. O ajuste no período de transição, equiparado ao tempo que foi dado à indústria, será fundamental para a adequação à Reforma Tributária. 

O bom andamento dessa pauta até aqui – que contou com grande empenho da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e suas filiadas estaduais, da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços e da Unecs – União Nacional de Entidades do Comercio e Serviços agora segue para votação em Plenário na Câmara dos Deputados – mostra a força do setor e o poder da mobilização. Como bem destacaram os parlamentares que participaram da abertura de nossa Convenção anual, em agosto, é de importância fundamental o empenho dos setores produtivos no debate dos principais temas em andamento no Legislativo, em especial quando envolvem aspectos tributários, trabalhistas e normativos.

Assim, continuamos atentos e participantes no debate das reformas que tramitam no Congresso, especialmente a Reforma Tributária, tendo em vista que a versão até agora apresentada onera significativamente o setor e precisa ser ajustada. A recente criação do Comitê Jurídico da ABAD vem reforçar essa mobilização permanente e abre espaço para discutir com maior profundidade os principais assuntos legais e jurídicos que afetam nossas empresas, envolvendo no debate associados e filiadas.

Em relação à Convenção, é preciso enaltecer a participação, o apoio e a confiança de nossos parceiros e fornecedores, que fizeram do evento um inegável sucesso. No aspecto sanitário, alcançamos nosso objetivo de garantir a proteção de nossos convidados. E no aspecto programático, foi possível debater com profundidade temas de grande atualidade e importância para o futuro do canal indireto e trazer conhecimento de alto nível para nossos convencionais.

Agora, nesta reta final de 2021, é preciso desenvolver e aprofundar o alinhamento com a indústria e nos empenharmos em aproveitar as oportunidades que surgem para impulsionar a retomada econômica de que o País tanto necessita. As festas de fim de ano se aproximam e, apesar de o poder aquisitivo do brasileiro médio ainda estar reduzido, a época sempre traz um aumento do consumo na cesta de alimentos, o que deverá contribuir para o bom desempenho do atacado distribuidor.

Tenhamos fé no futuro, confiança na efetividade de nossas ações e foco na melhoria contínua de nossas empresas e do setor como um todo. Com a garra dos nossos empreendedores, uma a uma, vamos vencendo as batalhas!

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email