Horizonte Positivo

A meio caminho do primeiro semestre do ano, vemos os próximos meses com espírito bastante positivo. *Depois de mais de um ano de pandemia, parece-nos que, finalmente, o processo de vacinação está avançando.* A imunização da população brasileira é fator importante da retomada da atividade econômica plena que trará de volta o crescimento e o emprego.

Em outra frente de atuação, a recente sanção do PLN 2/21 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, alterando a lei de diretrizes orçamentárias, abre espaço para a implantação de medidas de socorro essenciais para as empresas neste momento, como o PEAC (Programa Emergencial de Acesso ao Crédito), o Pronampe (Crédito para micro e pequenas empresas) e o BEm (apoio para manutenção da renda e emprego).

Como já temos mencionado, é alentador o fato de que nossa atividade, junto com a atividade supermercadista, seja reconhecida como essencial pela legislação, permitindo seu funcionamento normal durante toda a pandemia. Isso não só garantiu a preservação de postos de trabalho como permitiu acesso a bens de consumo essenciais à população de todas as partes do país, demonstrando novamente a enorme força social e econômica do nosso setor.

Essa força fica patente nos números trazidos pelas pesquisas realizadas pela ABAD. Em relação ao primeiro trimestre de 2021, o levantamento do Banco de Dados ABAD segue em trajetória positiva e indica crescimento nominal do faturamento de 3,75% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

E o Ranking ABAD/Nielsen 2021 – ano base 2020 – chega à sua 27ª edição apontando a manutenção de nossa fatia do mercado de consumo nacional, além do crescimento nominal. São respostas aos esforços e à capacidade adaptativa de nossas empresas diante dos grandes desafios que enfrentamos. Esses resultados positivos nos animam a trabalhar com afinco ainda maior nas ações capazes de fazer diferença e impulsionar o desenvolvimento do setor.

Uma ação de grande relevância é a retomada da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, evento fundamental para a aproximação e alinhamento do atacado distribuidor com seus fornecedores e parceiros. A ser realizada entre 9 e 11 de agosto de forma presencial, mas com amplo suporte tecnológico que permitirá o acesso remoto, a Convenção mantém seu importante papel de viabilizar novos negócios e propor o debate sobre os principais temas e tendências.

*Os desafios são grandes e temos de ser capazes de nos reinventar para fazer frente às mudanças de comportamento do consumidor. São novos hábitos que vão implicar em novas estratégias. Por isso, não deixamos de olhar para o futuro. Em breve, teremos a definição do parceiro tecnológico para dar início ao projeto Marketplace ABAD.*

Seguimos, assim, nos antecipando e confiando que o país será capaz de superar todos os atuais desafios e sair deste período turbulento mais unido e fortalecido. Continuemos a dar nossa contribuição.

Leonardo Miguel Severini
Presidente da ABAD

Notícias Relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email