Em constante evolução
Ao divulgar mais uma vez os resultados do Ranking ABAD/NIQ (Nielsen), que apontam crescimento do nosso share de atuação para 52% do mercado mercearil nacional, a ABAD não pode deixar de destacar o importante processo de amadurecimento pelo qual vem passando o setor, especialmente no tema da transformação digital.
O avanço da automação dos processos em nossas empresas vem permitindo obter resultados cada vez melhores nas áreas de gestão, financeira, operacional e logística, consolidando o setor como parceiro preferencial da indústria para garantir capilaridade na distribuição de seus produtos e exercer sua expertise no atendimento ao pequeno e médio varejo.
É preciso mencionar que a própria ABAD vem vivendo também um bom momento, com sua capilaridade, presença crescente na mídia e nas redes sociais, além de uma destacada presença no âmbito político, por meio de uma forte atuação da diretoria com o apoio de suas filiadas estaduais. A propósito de nossa atuação política, fizemos uma avaliação dos 100 dias do novo governo e continuamos na expectativa de que ele seja ágil e certeiro no desenvolvimento de um plano econômico voltado a fomentar a reindustrialização do país, sanando uma carência que já soma décadas.
Um passo nesse sentido certamente vai beneficiar e fortalecer os setores do comércio e serviços. E consideramos que a peça-chave desse plano é a tão adiada e necessária reforma tributária, em moldes que promovam justiça, transparência e eficiência, garantindo assim a arrecadação necessária para o Estado, sem prejuízo da competitividade entre as empresas.
A ABAD, representativa de parcela importante da economia nacional, entende que as discussões sobre a reforma tributária e do denominado “arcabouço fiscal” devem ser amplas e detalhadas, considerando todos os impactos e as especificidades dos setores de comércio e serviços e preservando os princípios da liberdade econômica e da segurança jurídica. Continuamos, por fim, junto ao atual governo e com o apoio da Unecs e da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, nosso trabalho de defesa de temas que são caros ao nosso setor e relevantes para todo o canal indireto. E, como sempre, contamos com o apoio de nossas filiadas e associados para darmos prosseguimento a todos esses esforços em prol do atacado distribuidor.
Aproveitamos para lembrar que em breve teremos mais uma edição da nossa Convenção Anual, o maior encontro de negócios do Canal Indireto, em Atibaia, nos dias 19 e 20 de junho.
Essa é uma oportunidade privilegiada de ampliar os conhecimentos e de se relacionar com os principais fornecedores do nosso setor. E é o seu envolvimento que faz o sucesso do nosso evento e do estudo que vamos apresentar nas próximas páginas. Contamos com sua presença e participação, sempre!
FRASE “O avanço da automação dos processos em nossas empresas vem permitindo obter resultados cada vez melhores nas áreas de gestão, financeira, operacional e logística”
Leonardo Miguel Severini
Presidente da ABAD