Puratos abre centro de inovação

A Puratos abriu, no dia 21, o seu primeiro centro de inovação no Brasil: o InSPiration Center, batizado assim por ser sediado em São Paulo. O espaço de quase 300 mil m² fará parte de uma rede mundial de mais de 80 centros do tipo da empresa belga de panificação, confeitaria e chocolate. Segundo a empresa, o foco do centro será apoiar à indústria da panificação em testes e procurar por soluções para novos produtos.

“Nosso negócio é feito com base em uma solução que traz tecnologia associada a um processo que resulta num produto de melhor qualidade,” disse Simone Torres, diretora-geral da Puratos no Brasil, a Época NEGÓCIOS. “O centro concretiza toda uma base de pesquisa que a gente faz globalmente para entender mercado, consumidor e insights que a gente traz de pesquisa em soluções para o mercado.”

A Puratos, que tem entre seus clientes desde grandes marcas como Nestlé e Bauducco até pequenas padarias, dedica cerca de 2,5% de seu faturamento global em inovação. Em centros ao redor do mundo, por exemplo, pesquisadores descobriram como permitir que pães congelados mantenham sabor e frescor por mais tempo ou como deixar o panetone mais úmido e saboroso.

Um dos passos da empresa para entender como inovar é uma pesquisa chamada “Taste Tomorrow” (“Sabor do Amanhã” em inglês), feita em mais de 40 países. Com ela, a Puratos descobre quais as tendências do mercado e usa seus centros de inovação para concretizá-las. Por essas pesquisa, por exemplo, a empresa identificou a necessidade de criar mais produtos sem aditivos químicos e até mesmo produtos veganos, afirmou Torres.

Além do desenvolvimento de novas soluções, o centro irá capacitar novos profissionais para trabalhar na indústria alimentícia, em um período de dois anos. Também terá um laboratório dedicado para pesquisa e desenvolvimento que permitirá que clientes da Puratos venham testar seus produtos sem interferir em suas produções industriais.

O Brasil aparece entre os dez mercados da empresa que mais faturam, mas Torres acredita que ainda pode melhorar muito. A capacitação de profissionais é um passo. O outro está no pão.

“O futuro do pão está no passado. A Puratos entende que pão vai voltar cada vez mais para o pão que a gente tem na nossa memória afetiva,” disse Torres. “A gente pode melhorar a qualidade do pão do Brasil, usando o centro de inovação como peça central em nossa estratégia.”

A pandemia do novo coronavírus não foi um impedimento para a abertura do centro. Segundo a executiva, a empresa avaliou o que seria cortado ou adiado em tempos de crise e enxergou o Inspiration Center como uma prioridade para 2020. “Ele é este ponto central do que a gente faz”, disse.

Para o primeiro ano, a Puratos espera ocupar o centro e garantir 52 semanas de funcionamento. A partir deste ponto, irá começar a medir como ele tem ajudado no crescimento dos negócios.

Além dos laboratórios de testes e relacionamento maior com grandes clientes, a empresa quer trazer startups e universidades para o Inspiration Center, para ajudar na busca por soluções inovadoras.

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