No Brasil, Unilever estreia em franquias de lavanderias e serviços de higiene pessoal

A Unilever escolheu o Brasil para sua estreia no ramo de franquias e o primeiro setor a ser explorado é o de lavanderias. A decisão é parte da estratégia de ampliar a exposição ao setor de saúde e higiene pessoal, acelerada após a pandemia da Covid-19.

A companhia comprou 123 lojas do Grupo Acerte, dono de cinco marcas de lavanderia e reparos de roupas. A empreitada reforça o negócio inaugurado em 2019 pela própria Unilever, que lançou serviço próprio da marca OMO para lavar e passar roupas em áreas comuns de condomínios residenciais.

Com a nova aquisição, a Unilever passa a oferecer os serviços de lavanderia de alto padrão, lavagem rápida no modelo self service, especializada de tapetes e cortinas e pequenos reparos de roupas.

O serviço pode ser encomendado por meio de aplicativo, que inclui a opção de fazer o pagamento.

Quais os planos para o negócio? A meta da Unilever é inaugurar a primeira loja da franquia com a marca OMO já no final de junho, na zona sul da capital paulista. Além da conversão das lojas já existentes, a empresa pretende abrir outras pelos país em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers e hipermercados.

“A ideia é ter a maior franquia do setor no país nos próximos cinco anos”, disse à Reuters o vice-presidente de marketing da Unilever Brasil, Eduardo Campanella. Isso significaria multiplicar em quatro vezes o tamanho atual a rede.

Quais os bastidores da empreitada? A crescente preocupação do brasileiro com higiene. A estratégia é crescer os serviços no setor de cuidados pessoais e beleza, enquanto enfrenta crescente concorrência nos negócios de alimentos.

Onde entra os serviços de lavanderia na estratégia da Unilever? A empresa viu que só 4% dos lares brasileiros usam lavanderia especializada, e estima que esse percentual avance para 30% em alguns anos. A aposta no Brasil é pelo potencial de crescimento do nicho subexplorado e que o Brasil é um dos principais mercados da companhia.

Como a pandemia afetou os negócios da Unilever no Brasil? A companhia suspendeu a meta global de crescimento de 3% a 5% das vendas em 2020 e indicou foco em produtos de limpeza como sabão em pó e desinfetantes.

Qual o tamanho do mercado de lavanderias no Brasil? Nas contas do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias de São Paulo (Sindilav), no Estado existem cerca de 5.225 lavanderias, das quais 4.225 domésticas e 1.000 industriais. Destas, 70% estão localizadas na capital paulista. No Brasil, a entidade estima que setor conta com 8 mil lavanderias, das quais 6 mil domésticas e 2 mil industriais. O faturamento do setor no país estimado em 2018, segundo dado mais recente disponível na entidade, foi de R$ 5,98 bilhões, dos quais R$ 3,96 bilhões no Estado de São Paulo.

Segundo Campanella, o negócio de franquias aqui deve ser monitorado para eventual expansão para outros dos 163 países onde a Unilever está presente com marca.

“É um piloto da Unilever que pode ser exportável”, disse.

Fonte: 6 minutos

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