Indústrias inovam linhas

por Rúbia Evangelinellis

O olhar atento às novas preferências de consumo dos brasileiros levou a indústria a, rapidamente, rever o portfólio e até antecipar lançamentos. Como um movimento orquestrado, fabricantes de diferentes portes apresentam inovações. E, em alguns casos, abrem o leque de marcas tradicionais que passam a até a assinar novas categorias de produtos.

A Unilever, por exemplo, apresenta o Omo Desinfetante, com a linha de líquidos e na versão de lenços umedecidos, aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no combate ao novo coronavírus.

Também foi reformulada a linha CIF, que garante poder antibac, como o CIF Higienizador+Álcool e CIF Multiuso + Antibac. O novo portfólio agora traz, além dos já conhecidos cremosos, especialistas e multiusos, formatos inovadores como em pó e gel, lenços umedecidos, aerossol e limpadores perfumados. Todas as embalagens ganharam nova identidade visual. Outro lançamento é o Brilhante Brilhante Delicadeza Total, da categoria de sanitizantes de roupas, com óleo de coco natural.
Yasmine Antacli, diretora de Marketing, explica que diante do atual panorama, de maior cuidado com a saúde, a empresa manteve lançamentos já previstos e adiantaram “o que foi possível. “Percebemos que os consumidores estão mais preocupados com a higienização da casa e das roupas. Nesse cenário, ganham relevância os lançamentos para atender à nova demanda dos consumidores.”

Juliana Carsoni, diretora de Canais e E-commerce da Unilever, explica que no atual contexto a empresa busca unir forças com os demais canais. “Reforçamos os esforços na plataforma Compra Unilever, que é o e-commerce B2B criado para facilitar o acesso dos pequenos varejistas aos produtos da companhia. A plataforma conta com suporte a este varejista e também aos consultores, e promove um aumento de fluxo de vendas para os distribuidores”.

Segundo informou, mensalmente, mais de 45 mil lojas repõem seus estoques por meio da plataforma, consolidando o e-commerce B2B como uma alternativa cada vez mais necessária para integrar e desenvolver o mercado varejista fora do eixo Sul-Sudeste, sobretudo agora, diante do inesperado cenário de crise ocasionado pela Covid-19. “Estamos evoluindo para ser o market place Compra Agora, agregando outras indústrias à plataforma e expandindo a atuação.”

Ypê

A Química Amparo, por sua vez, lança dois produtos para a limpeza. Um deles é o amaciante concentrado Ypê Essencial, transparente e com tratamento micelar. O produto é hipoalergênico, sem corantes e 99% biodegradável. “Ele também conta com o atributo de sustentabilidade dos concentrados, pois entrega mais lavagens de roupas com menos água e menor peso de embalagem, quando comparado com os amaciantes regulares”, diz Gabriela Pontin, vice-presidente comercial e marketing.

Outra novidade é o sabão em barra Ypê Natural, com base 100% vegetal e biodegradável,. Não possui corantes nem perfumes artificiais. Segundo a empresa tem a finalidade de produto multiuso, alto poder de limpeza de roupas, utensílios de cozinha ou superfícies.

Anda que seja perceptível as mudanças no comportamento de compras dos brasileiros, Gabriela Pontin acredita que é precoce estabelecer como será o “novo normal” de consumo para a grande parte da população. “Hoje o que já detectamos é que consumidor está em busca de produtos que os ajudarão a passar por esse momento, combatendo a proliferação do vírus, como sabão em barra, sabonetes, desinfetantes e água sanitária. Por isso, torna-se fundamental a análise detalhada de cada região, canal e categoria”, observa.

Em relação ao relacionamento com o canal indireto, a executiva explica que cuidados foram tomados na preservação da saúde dos profissionais nesse momento em que a união de forças é essencial. “A Ypê mantém o atendimento junto ao canal de forma segura e realiza reuniões por meio de vídeoconferências. Também implementamos ações operacionais e sistêmicas para garantir a produtividade e abastecer os clientes. O momento é de trocarmos informações, experiências, ideias e buscarmos objetivos comuns.”

Inoar

Instalada no município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, a Inoar Cosméticos suspendeu por um mês a produção da sua linha para fabricar álcool em gel (em ritmo acelerado) em um momento que havia forte demanda e escassez do produto no mercado. A medida foi tomada em março com o propósito de “atender uma emergência nacional”, explica Inocência Manoel, cofundadora, diretora de marketing e Desenvolvimento.

“A pandemia se mostra mais um desafio para marcas, pessoas e empresas no mundo todo. Em meio a incertezas e muitas discussões sobre os rumos a serem tomados, a Inoar Cosméticos vem se reinventando”.

O primeiro lote foi destinado à doação aos colaboradores e pessoas em situação de risco, além de moradores da região e bairros vizinhos. “Porém, frente à situação (de escassez do produto), foi rapidamente colocado no portfólio”, acrescenta a empresária.
O álcool em gel da Inoar tem como valor agregado o óleo de argan, o que lhe confere função hidratante e protetora para as mãos. E traz no rótulo a mensagem de que trata-se de um produto vegano, que não utilizou testes em animais.

A empresa mantém a aposta na inovação na linha a partir da mudança de hábitos dos brasileiros, como de tratamento capilar em casa, já que os salões permaneceram fechados durante o distanciamento social. “Acreditamos que esse comportamento se manterá mesmo após o retorno à normalidade, uma vez que os consumidores reduzirão gastos. Temos lançamentos com shampoos e condicionadores bactericidas e hidratante para as mãos ressecadas devido ao uso de álcool”, adianta Inocência Manoel.

Gtex

Outra empresa que acelerou o passo e ajustou o calendário de inovação foi a Gtex Brasil. A empresa informa que lançou o álcool em gel em tempo recorde e apresentou mais novidades em junho. “Mudamos rapidamente a estratégia para focarmos no combate ao coronavírus. Relançaremos a linha de desinfetantes Urca com proteção total 80 horas. Testamos a formulação e validamos que o produto cria uma barreira de proteção nas superfícies, interrompendo a proliferação de germes e bactérias por até 80 horas”, explica José Domingues, presidente da companhia.O desinfetante UFE também passa por reformulação de conteúdo e na apresentação. Até então era vendido em lata e agora está em frasco plástico e com o apelo de combate ao coronavírus e H1N1, abrindo espaço para a extensão da marca, projeto que também foi antecipado, acrescenta Domingues.

Além do segmento de desinfetantes, será feito o reposicionamento da marca clássica da Gtex: UFE, de sabão à base de coco. As novas embalagens foram elaboradas para resgatar sua história, de mais de 80 anos, com o visual vintage.
Quanto ao relacionamento da indústria com o canal indireto, o empresário destaca que a Gtex atua com mais de 80 distribuidores. Oferece treinamentos on-line, quando informa movimentos dos mercados. A empresa também orienta sobre mudanças de mix, de consumo e novidades.

UAUIngleza

A empresa lançou o UAU Álcool em gel 70% e retomou a produção do Ultra Guard DCG70 Desinfetante Alcalino Clorado Gel, exclusivo para uso hospitalar. A indústria antecipou, para abril, a inauguração da fábrica de cosméticos, agendada para o segundo semestre e destinou a produção também à doação.

Especializada em materiais de limpeza doméstica e profissional, o recente desempenho da empresa reforça que os brasileiros aumentaram os gastos com produtos de limpeza. Em março e abril, a companhia registrou, respectivamente, aumento de 46% e 26% no total de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. “O Sudeste registrou a maior participação no volume de vendas apenas no período de 2020: a localidade concentrou 59% de todas as distribuições da UAUIngleza”, explica Cristiane Araujo, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Ela acrescenta que, no período, os itens mais consumidos foram limpadores multiuso para casa, itens para lavagem de roupas e cloro.

Além da UAUIngleza, o novo coronavírus influenciou também as estatísticas de venda dos distribuidores dos produtos da companhia. Em março deste ano, registrou-se significativo aumento de vendas na região Norte, com 90% em relação a 2019. A tendência foi a mesma em abril, com a região atingindo crescimento de 65%. Mas a Região Sudeste foi a que teve a maior participação no volume de vendas dos distribuidores. Com 57% em março, 4% a mais do que no mesmo período do ano passado, e 53% em abril, mesma marca de 2019.

Condor

Dona de um portfólio que tem desde produtos de limpeza até de higiene pessoal e corporal, a indústria Condor adaptou a produção para atender a demanda crescente de alguns itens. “Realizamos esforços para abastecer e atender os canais de varejo de maneira ágil e garantir que não houvesse ruptura”, diz Alexandre Wiggers, diretor-presidente.

Segundo informou, a companhia tem priorizado oferecer o melhor custo-benefício em todo portfólio, aliando preço, qualidade e praticidade: “Observamos uma forte tendência em produtos específicos. Em abril e maio, registramos uma performance importante no consumo de panos, mops, vassouras, escovas e esponjas para lavar. A Condor trabalha no lançamento de linhas ainda mais econômicas para o segundo semestre”, adianta.

Sobre o relacionamento com os distribuidores, Wiggers assegura a empresa oferece incentivos e promove ações para atender os parceiros. “Reforçamos o trabalho com a equipe de merchandising. E, nesse novo cenário, superamos desafios logísticos para chegar às diferentes regiões do Brasil.”

A Condor, acrescenta, entende que cada canal possui um tipo de cliente e, por isso, não se pode vender produtos seguindo apenas a lógica de raciocínio. A empresa estruturou grupos de melhorias de canais, que pensam e desenvolvem estratégias especificamente para melhorar o atendimento e a experiência de compra para cada semento. Consideram desde distribuição até a prática de preços diferenciados, tipo de embalagem, atendimento de reposição, e exposição no ponto de venda e o sortimento.

Baston

A percepção de que o brasileiro teria de mudar o hábito e consumo, e optasse pela praticidade, levou a Baston, do Paraná, a traçar uma estratégia para driblar essa situação. Investiu em novas versões do álcool aerossol e na apresentação da espuma higienizadora antisséptica para mãos. “Tivemos uma readequação de prioridades no portfólio. Nos engajamos em fabricar muito mais produtos de esterilização e higiene pessoal do que para outros segmentos”, conta Gustavo Malucelli Bacila, presidente.
Em tempos de combate à Covid-19, a empresa traz agora outra inovação, o Desinfector Super Dom, um limpador de uso geral em formato de granada, que libera um jato contínuo para a limpeza instantânea de ambientes.

O empresário informa que as vendas da linha tem superado as expectativas. “Os distribuidores, sobretudo do ramo de cosméticos, inicialmente mostraram um certo receio e retração com o impacto econômico, mas nas últimas semanas temos visto uma retomada. A Baston não parou de trabalhar e acelerou o ritmo de produção dos itens de higiene e limpeza”.

Start Química

A empresa mineira ampliou o leque de produtos com diversos lançamentos. Entre os quais estão a Espuma Antisséptica Asseptgel. Indicada para as mãos ou pés, secos e limpos, sem enxague, deve ser espalhada por toda a superfície até que seque completamente. Contém álcool 70% e Clorexidina.

Outras novidades são o desinfetante Azulim Zerobac Cristal Spray 500ml (com álcool com quaternário de amônio e sem perfume) e os lenços umedecidos antissépticos. Esses são vendidos em embalagens com 40 unidades e indicados para a higienização de mãos, maçanetas, interruptores, carro e celulares. A Star lança ainda álcool em gel, de 120 ml.

Ainda na linha Asseptgel, chega ao mercado os sabonetes com nano partículas de Sais de Prata, potente bactericida natural, hidratante. Tem nas versões original, amêndoas e chá verde.

Bettanin/Lanossi

Aguinaldo Fantinelli, diretor de divisão (para produto de limpeza, higiene e beleza e de organização) da Bettanin explica que a empresa mantém foco no desenvolvimento de produtos que facilitem o serviço, especialmente nesse momento em que cabe às famílias a realização de tarefas domésticas. “Uma das categorias de maior crescimento de vendas foi de mops que, com a pandemia, aumentou 40%”.

Entre as inovações que chegam ao mercado em agosto está a nova versão de panos umedecidos Esfrebom Wipes, com função desinfetante e agora de alto poder bactericida. São recomendados para limpeza rápida. A empresa também apresenta uma linha de sacos de lixo biodegradáveis – de 6, 15 e 25 litros.

Em janeiro, o grupo Inbetta (honding que reúne importantes Bettanin, Atlas, Sanremo, Ordene, SuperPro e outras) lançou a marca Lanossi Beauty & Care, com 160 produtos, sendo 70% do portfólio com itens de beleza e 30% de higiene pessoal. “Estamos acelerando o lançamento de higiene pessoal, como sabonete líquido antisséptico, previsto para 2021, e lenço antisséptico com álcool e componente hidratante”, diz Fantinelli.

“Em pouco tempo, revisitamos planos, mudamos maneiras de abordar clientes e desenvolvemos novos produtos em tempo recorde. Produzimos em três meses novos produtos. Desde máscaras para proteção facial, álcool gel a lenços umedecidos antissépticos. O primeiro lote com mais de 14 mil protetores faciais, foi 100% foi doado”, acrescenta Victor Bettanin, gerente geral da Lanossi
Para a segunda onda de lançamentos, prevista para o segundo semestre, a Lanossi promete mais 60 skus. Entre as novidades estão ainda tipos de máscara de proteção.

Interbrilho

Com os novos hábitos de consumo, a Interbrilho antecipou o ingresso no mercado de assepsia e higiene. A linha Hosp Clean fez sua aparição com o álcool em gel 70 – disponível nas versões de 90, 170 e 430 gramas). Foi desenvolvido especialmente para higienizar as mãos, sem ressecar. Sua formulação possui extrato de Aloe Vera, proporcionando hidratação. O sabonete líquido neutro é outra novidade.

Os preços sugeridos variam entre R$ 9,90 e R$ 16,90 e a linha será distribuída em grandes varejos, supermercados, atacadistas e pequenos comércios, além de parte ser destinada também para hospitais. A empresa também está disponibilizando ao mercado um kit, composto por 1 álcool em gel + sabonete líquido.

Esta reportagem é parte do conteúdo da edição de junho/julho da Revista Distribuição. Acesse a DB Digital

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