Indústria de bebidas aposta no verão 

Por Rúbia Evangelinellis

De olho nas tendências de mercado e no movimento dos consumidores, fabricantes de bebidas (alcoólicas ou não) já preparam suas ações promocionais para o alto verão e Carnaval. Algumas empresas aproveitam o início do ano para expandir linhas e mercados, com lançamentos de produtos, enquanto torcem para o fortalecimento da economia e do consumo e sonham com o crescimento de vendas.

A CRS Brands está se preparando para atender a demanda do alto verão com uma série de lançamentos, degustação e distribuição de brindes vinculados à compra das principais marcas da sua linha. Entre as novas apostas está a CereserFrizée, bebida lançada em dezembro, com foco nos mercados das regiões Nordeste e Sudeste e produzida à base de sidra (espumante fermentado de maçã) misturada com fermentado de uva, O produto tem teor alcoólico de 8%, superior ao da sidra, de 6%, e mira em consumidores na faixa de 20 a 35 anos.

Já para quem prefere bebidas “mais adocicadas”, a empresa apresenta a vodka Roskoff Colorida saborizada, com teor alcoólico menordo que a versão tradicional, nas opções morango com limão; limão e blueberry, feita para ser consumida gelada. O produto já começou a ser comercializado em São Paulo e nas regiões Norte, especialmente nos Estados do Pará e Amapá, onde a marca é campeã de vendas.
Lourenço Filho, diretor comercial e de marketing, destaca a importância do atacado distribuidor nos negócios da companhia: “É um canal crucial na estratégia de distribuição, especialmente para a linha Frizée, para a qual buscamos distribuidores especializados em diferentes canais, como foodservice, bares, restaurantes e lojas de conveniência. Com os lançamentos, a expectativa é aumentar o peso do verão no resultado de vendas.”

Louras geladas

O Grupo Petrópolis também acredita na força do sol, do período de férias e de festas para garantir o bom desempenho nas vendas. Elina Cassandre, gerente de propaganda, explica que nessa fase do ano a produção aumenta para dar conta da demanda e que a maior procura é pela cerveja mainstream (convencional) em lata. “É o produto que representa a maioria absoluta das vendas. Nossa força (de operação) estará em cima das ações das duas principais marcas: Itaipava e Crystal”, ressaltalembrando que o período equivale a 40% das vendas do setor cervejeiro.

Com a produção de cerveja no limite, a Casa Di Conti planeja novidades, na linha de produtos, que serão apresentadas no decorrer do ano e está empenhada em ampliar a capacidade instalada. “Teremos lançamentos tanto focando o período do Carnaval como no alto verão 18/19, já que iniciaremos mais uma grande ampliação na cervejaria, praticamente dobrando nossa capacidade de produção a partir de setembro”, conta Abílio Nogueira Duarte Neto, consultor da área de marketing.

Segundo adiantou, as novidades serão encontradas nos três segmentos em que a empresa atua: cervejas, não-alcoólicos e bebidas destiladas. A estratégia é apresentar os produtos (até o momento mantidos em sigilo) no período que antecede a boa safra de vendas, para garantir espaço nas gôndolas antecipadamente. Isso significa que no primeiro trimestre de 2018 o leque de lançamentos será aberto com bebidas destiladas.

Duarte Neto conta que a indústria, com 70 anos e dona dos vermutes Contini, vem desde 2010 ampliando o complexo fabril, em Cândido Mota, interior paulista, para dar sustentação à ampliação de mix e conquista de mercados. Apesar dos esforços nesse sentido,a empresa tem atualmente toda a produção comprometida com a demanda observada no alto verão e Carnaval, a ponto de não ter folga para crescimento de vendas no período, responsável por cerca de 30% da comercialização observada no ano.

Foco nos jovens

Já o fabricante da Jurupinga Dinalle (vinho branco suave de mesa) investe na abertura de novos mercados, como de Salvador/BA, para o Carnaval. Diego Burgo, gerente de Marketing, garante que também estão programadas ações promocionais, como degustações e sampling(distribuição de amostras grátis) nas principais praias paulistas e do Rio de Janeiro, além de ativações em bares e casas noturnas de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Diego Burgo destaca a importância do atacado distribuidor para abastecer o mercado. “É o
setor para o qual o nosso modelo de negócios está dirigido e responsável pelo atendimento do mercado varejista”, ressalta, acrescentando que no Carnaval as vendas chegam a aumentar em até 50%.

A Companhia Müller de Bebidas, dona da marca 51, aposta nas cachaças especiais e em outras bebidas do mix, adequadas aos consumidores em busca de novidades, para incrementar as vendas. “Pelo período de verão e carnaval serem os mais quentes do ano, a maisprocurada é a linha 51 ICE, uma bebida altamente refrescante e pronta para serconsumida na praia, na balada, no bar, em casa e nas festas, em lata e também e garrafa de 275 ml. Neste ano temos mais um sabor nesta linha soft drink, a 51 ICE FruitMix, além dos já conhecidos limão, maracujá, kiwi, balada e tangerina”, explica Rodrigo Maia Carvalho, diretor comercial e Marketing.

Ao falar sobre as ações programadas para estimular as vendas, o executivo disse que a companhia procura valorizar os pontos de venda, fazendo o “simples bem feito” e destacou a importância do atacado distribuidor no abastecimento do mercado e no resultado da empresa. “Teremos ações nas lojas e atacados com degustação de produtos, ações diretas em pontos de venda considerados estratégicos e out of home (divulgação em locais externos), como pontos de ônibus e relógios de rua”.

Localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a Fante Indústria de Bebidas, tem uma linha diversificada, de 130 produtos, composta de vinhos, espumantes, suco integral de uva edestilados. Júlio Fante, diretor geral, explica que os produtos que mais vendem no início do ano são os destilados e sucos.

Água de coco

A Refrix, espera esquentar as vendas de seu mix, especialmente de água de coco e néctares, vendidos em lata, e de refrigerantes Xereta – na embalagem pet de dois litros. Além disso, investe na extensão da linha, com o lançamento do chá pronto – na versão tradicional e zero açúcar, previsto para o primeiro trimestre de 2018.

Fabio Henrique Mouro, gerente de Marketing, explica que serão realizadas degustações nos pontos de vendas e ouras ações junto aos distribuidores que impulsionem as vendas e voltadas ao consumidor.“O período representa 25% das vendas anuais e projetamos crescimento de 8% em relação ao mesmo período. Atualmente, o atacado tornou-se o principal canal de vendas para o produto e consumo imediato”, destaca.

Com uma linha de produtos voltada à saudabilidade e conectada com o verão, a Obrigado festeja à chegada do alto verão, estação que representa 33% das vendas anuais da companhia. “Eu digo que o início de cada ano é o período do nosso Natal, sendo o Carnaval a cereja do bolo.Esperamos aumentar, no primeiro trimestre de 2018, ainda mais o crescimento de vendas, que chegou a 52% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano. A meta é subir para 60%ou 70% no início de 2018, com base em igual período de 2017”, diz Carlos Rabello, diretor comercial.

A evolução é justificada pelo aumento da carteira de clientes e também pela evolução das vendas dos produtos Obrigado nos estabelecimentos já atendidos. A empresa baiana mantém ritmo acelerado de evolução e ainda está conquistando o mercado com a sua água de coco, vendida em embalagem longa vida, nas versões clássica e com sucos. A novidade, e grande aposta para a estação, é a bebida à base de leite de coco saborizada, lançada em abril do ano passado e indicada também para o café da manhã e lanches da tarde, especialmente para quem tem intolerância à lactose.

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