Indústria de Balas & Gomas aposta em vendas no Halloween

Pirulitos e marshmallows que pintam a língua, embalagens com monstros divertidos e gelatinas em formato de dentaduras de vampiro são exemplos de produtos temáticos que a indústria brasileira de Balas & Gomas preparou para aproveitar o período de Halloween 2019, dentro e fora do Brasil. Os produtos tradicionais também têm saída relevante nesta época do ano.

“As indústrias do setor costumam se preparar para a data com antecedência de até seis meses, dado que o Halloween tem bastante apelo ao redor do mundo e as exportações possuem papel de destaque para este segmento”, explica Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Em 2018, o setor de Balas & Gomas produziu 278 mil toneladas e registrou 12% de aumento nas exportações, que totalizaram 88 mil toneladas. O Brasil exporta Balas & Gomas para 137 países, sendo os Estados Unidos o principal destino.

“Apesar de ser uma data com origem estrangeira, os brasileiros já incorporaram o Halloween no calendário, o que também contribui para a penetração dos produtos da categoria de Balas & Gomas nesta data sazonal no Brasil. As indústrias costumam fazer os lançamentos em agosto, mas o maior volume de vendas no mercado nacional costuma acontecer em outubro, em função da proximidade da data”, completa Fonsêca.

Consumo

Dados da pesquisa Conecta, contratada pela Abicab em 2016, revelam que a maior parte dos brasileiros (55%) consomem Balas & Gomas entre três e cinco vezes por semana. O tipo consumido com mais frequência é a pastilha (40%), mas o preferido é o caramelo/toffee (69%). Já os sabores favoritos são os de fruta (37%) e o de menta/hortelã (34%).

Mercado

Segundo a Euromonitor, o Brasil é o 6º país em volume de vendas de Balas & Gomas no mundo, com estimativa de faturamento de R$ 13,1 bilhões em 2018. De acordo com a Abicab, a indústria nacional gera 20 mil empregos diretos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.